Mundo, Brasil e Atualização da Concepção Partidária centralizarão os debates

O 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se dará sobre três temas norteadores: Mundo, Brasil e Atualização da Concepção Partidária. Além desses temas, serão distribuídos outros 11 subtemas para debate.

De acordo com a secretária de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, o que prevalecerá nos debates serão análises da conjuntura dos três temas e os desafios do partido às situações colocadas.

Em relação ao tema Mundo, Mônica ressaltou a obrigação de todo partido de esquerda analisar a situação dos trabalhadores ligados a partidos democráticos, progressistas e de esquerda, do mundo. Da mesma forma, segundo a secretária, o partido deve estar atento ao comportamento do capital internacional.

“Principalmente nesses tempos de globalização, cada vez mais um tema internacional, esses assuntos fazem parte dos temas de análise de conjuntura, de qualquer bom partido”, destaca Mônica.

De acordo com a secretária, a expectativa é que as análises sobre os partidos de esquerda e o capital financeiro internacional ofereçam subsídios para serem retiradas propostas no Congresso para a atuação do PT no plano internacional, em parceria com partidos de esquerda do mundo, como o Syriza, da Grécia.

“Ele está fazendo um grande enfrentamento ao capital financeiro internacional para resolver os problemas do povo grego, que foram causados pelo sistema financeiro internacional”, esclarece Mônica.

Segundo a secretária, os temas “Brasil” e “Atualização da Concepção Partidária” serão os espaços das análises de conjuntura nacional e partidária e os desafios colocados para o partido. De acordo com ela, o PT é um partido de esquerda no poder há 13 anos, implementando um projeto de desenvolvimento de inclusão social. O 5º Congresso recebeu sete teses de correntes do partido para subsidiar os debates.

“Hoje nós temos novos desafios frente a essa tarefa de implementação e de construção no Brasil de uma nação de oportunidades para todos, de emprego e geração de renda. Pretendemos ajudar o partido a tomar as melhores definições para continuar mudando o Brasil em favor do povo brasileiro e das trabalhadoras e dos trabalhadores”, ressalta Mônica.

(Da Agên cia PT de Notícias)

To top