Bom resultado se deve ao aumento da produção e da exportação de produtos agrícolasEnquanto vários outros setores da economia reduziram seus quadros de trabalhadores no ano passado, a agropecuária demonstrou um fôlego impressionante. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a agropecuária gerou 9.821 empregos em 2015. O saldo positivo é o resultado do aumento da produção e das exportações de produtos agrícolas.
No ano passado, o País aumentou em 7,7% a produção agropecuária na comparação com 2014, alcançando o recorde de 209,5 milhões de toneladas. Além disso,a participação do agronegócio na balança comercial brasileira foi recorde, respondendo por 46,2% de tudo o que foi vendido ao exterior.
De acordo com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, o bom desempenho da agropecuária em 2015 mostra que os produtores brasileiros mantêm forte confiança no setor e continuam investindo na produção de alimentos para abastecer o mercado doméstico e ampliar as exportações.
“Nos três primeiros trimestres de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 2,1%. Tivemos uma supersafra e exportação recorde. Tudo isso se reverteu em emprego”, destacou Nassar.
Com informações do Portal Brasil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento