Neri: O Brasil dos brasileiros vai muito melhor que o Brasil dos economistas

Neri: O Brasil dos brasileiros vai muito melhor que o Brasil dos economistas

Outros fatores que contribuíram para o bom momento da economia brasileira foram a melhor distribuição de renda e os ganhos reais do salário mínimo.

“Houve um crescimento de 8% na renda
média dos trabalhadores, “um desempenho
de nível chinês”

O Brasil dos brasileiros vai muito melhor que o Brasil dos economistas. A conclusão é do presidente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e secretário de Assuntos Estratégicos, ministro Marcelo Neri, que na manhã desta terça-feira (1º) fez uma análise dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no lançamento da primeira análise social da pesquisa 2012

Divulgados na última sexta-feira (27), os números da Pnad mostram que existem dois Brasis: um que gerou Produto Interno Bruto (PIB) de 0,9%, apelidado de “pibinho”, e outro, revelado pela pesquisa, que revelou crescimento de 8% na renda média dos trabalhadores, “um desempenho de nível chinês”, como definiu Néri.

“A Pnad 2012 surpreende muito, porque foi o ano do ‘pibinho’ – o PIB cresceu 0,9%, mas a renda média dos brasileiros cresceu 8,9%. Ou seja, uma diferença de 8 pontos percentuais. O Brasil dos economistas está indo muito pior que o Brasil dos brasileiros. A desigualdade deu uma estabilizada [descendente] em 2012, mas, com certeza, a pobreza teve uma queda espetacular por conta do crescimento”, afirmou Neri. Entre 2011 e 2012, 1 milhão de brasileiros deixaram a pobreza extrema e 3,5 milhões deixaram a pobreza.

Segundo o ministro, em todos os extratos da população, a renda aumentou bastante, “em ritmo chinês”, e “isso está em completa dissonância com os dados das contas nacionais do PIB”. Para Neri, o avanço registrado pela Pnad deve ser atribuído ao forte crescimento do mercado de trabalho, principalmente pelo aumento do salário e não tanto pelo crescimento na ocupação, pois o país está vivendo quase um momento de pleno emprego. “Houve uma melhora em termos de formalidade e mais acesso a direitos trabalhistas. Fundamentalmente, é uma economia em que o mercado de trabalho está descolado do crescimento do PIB. São dois Brasis completamente diferentes.”

Outros fatores que contribuíram para o bom momento da economia brasileira demonstrado na Pnad foram a melhor distribuição de renda e os ganhos reais do salário mínimo, destacou o ministro, que apontou nova queda na desigualdade: “de 2003 até 2011, tivemos um crescimento da renda na Pnad de 40,5% no acumulado. E o PIB per capita cresceu 27,7% nesse período.”

reducao_pobreza

Os 20% mais pobres da população tiveram
ganho nos rendimentos acima da média
nacional

Outra avaliação da Pnad, realizada pelos pesquisadores Andrezza Rosalém e Samuel Franco, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) mostra que quatro milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza (renda mensal de até R$ 233) e outros 1,8 milhão saiu da linha da extrema pobreza, faixa que considera quem vive com até R$ 116,50 por mês. Em entrevista ao jornal O Globo, eles apontaram que o percentual de pobres do País baixou de 20,6% em 2011 para 18% no ano passado. Já a parcela da população em situação de extrema pobreza passou de 6,9% para 5,8%.

Tanto os pesquisadores do Iets quanto Marcelo Neri chamaram atenção para a desaceleração na queda da desigualdade, cuja taxa permaneceu estagnada entre 2011 e 2012. Nery destacou um dado curioso: os segmentos que tiveram o mais significativo crescimento de renda neste período foram os 5% mais pobres (cuja renda cresceu próximo dos 20%) e os 5% mais ricos, que tiveram um incremento de renda em torno dos 9%.

Na leitura feita por Rosalém e Franco dos números da Pnad, eles destacam que apenas os 20% mais pobres da população tiveram ganho nos rendimentos acima da média nacional. As demais parcelas com renda também baixa ganharam igual ou inferior à média nacional. “Nos últimos dez anos, a pobreza caiu 1,5 ponto percentual por ano e, no ano passado, baixou 2,6 pontos. A extrema pobreza vem encolhendo em média um ponto por ano e recuou 1,1 ponto em 2012”, explicou Andrezza Rosalém.

Marcelo Neri também destacou a redução no total de pobres do País. Com critérios diferentes para classificar extrema pobreza, Neri afirma que o percentual de brasileiros nessa condição baixou de 4,2% em 2011 para 3,6% em 2012, o que indica que 1,1 milhão de pessoas deixaram essa condição no ano passado.

Bens duráveis

O período de 2011 a 2012 também registrou o maior aumento do acesso dos brasileiros aos bens duráveis desde 2008, segundo a Pnad. Naquele ano, o governo lançou o incentivo fiscal para combater a crise, mas acabou por renová-lo em várias ocasiões para estimular o consumo. Segundo Maria Lúcia Vieira, gerente do IBGE, o benefício do IPI menor “deu um empurrão” no acesso a eletrodomésticos da linha branca e veículos. Analistas citam ainda a expansão do crédito a custo menor – os juros só começaram a subir neste ano– como motor das vendas dos dois setores.

crianas1cc18481c9adc1d8

Para estudiosos, os resultados da educação
não podem ser lidos sem levar em consideração
uma trajetória histórica e o passado recente

A grande vedete foi a máquina de lavar, bem de maior valor que se popularizou no país. Desde 2008, cerca de 10 milhões de lares passaram a ter o utensílio, presente em 55,1% dos domicílios em 2010. Em 1992, eram só 24,1%. Também cresceu o acesso a fogão e refrigerador, mas ambos já estavam na grande maioria dos domicílios.

O crédito fácil e mais barato até o ano passado fez ainda as famílias sofisticarem as compras. Os lares com geladeira de duas portas (com freezer separado) subiram 15% de 2011 para 2012, enquanto os que têm a de uma porta só caíram 2,5%. Ainda sob efeito do desconto do IPI e do financiamento, 5,7 milhões de famílias compraram carros desde 2008. A penetração do automóvel foi de 36,4% a 42,4%. “Além do IPI e do crédito mais barato, o emprego e a renda cresceram, o que ajudou as famílias a satisfazerem uma necessidade de consumo ou trocarem o carro ou a geladeira por um novo”, diz o economista Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio.

Educação

Os dados relativos à Educação foram analisados pelo professor de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit). Para ele, os índices revelados pela Pnad mostram que o Brasil está “no caminho certo”, ainda que a pesquisa não apure a qualidade do ensino. “Mas a universalização já existe” e isso, segundo o professor, é o que irá garantir a diminuição das taxas de analfabetismo.

Em sua análise, a educação infantil vem sendo ampliada e isso é fato importante, “a chave para acabar com o analfabetismo”.

Para Fagnani, os resultados no setor da Educação não podem ser lidos sem se levar em consideração uma trajetória histórica e o passado recente, “quando os governos neoliberais transferiram as responsabilidades e os problemas para os indivíduos”, refreando a ação do Estado, mas defendeu que os números sejam usados para planejar o futuro. Ele lembra que o País criou mais de 18 milhões de empregos, na última década, mas esses são postos em geral em torno de um e meio salário mínimo. “Grande parte foi criado no setor de serviços, construção civil. Acredito que é importante na nossa reflexão pensar no crescimento industrial, que é capaz de aumentar a inserção dos trabalhadores de maneira menos precária”.

Cyntia Campos e com agências onlines

Foto2: MDA

Foto3: brasil.tvabcd.com.br

 

Leia mais:

Crianças do Bolsa Família estão superando a trajetória de pobreza

Desigualdade caiu em 80% dos municípios do Brasil em uma década

Cai número de brasileiros maiores de 25 anos sem instrução


To top