Paim: “Não podemos deixar de homenagear os milhares, ou milhões, de profissionais que exercem essa digna atividade em todo País”O senador Paulo Paim (PT-RS) sempre teve a defesa dos trabalhadores – seja na ativa ou aposentados; seja da iniciativa privada ou do serviço público – como norte de sua atividade parlamentar. No dia em que se comemora o dia do funcionário público, ele foi à tribuna lembrar a importância da categoria.
A data surgiu como forma de homenagear os trabalhadores que se dedicam ao Estado brasileiro, seja na esfera federal, estadual ou municipal. “É bom relembrar aqui, desta tribuna, que a data foi instituída no Governo do Presidente Getúlio Vargas, mediante a criação do Conselho Federal do Serviço Público no País, isso lá em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil e foi quando esse tipo de serviço passou, de fato, a ser valorizado”, recordou.
Paim mencionou outras leis para garantir direitos e deveres aos funcionários: “Surgiu o Decreto nº 1.713, em 1939, motivo pelo qual esse foi o dia escolhido para homenagear a todos”, destacou.
O parlamentar informou também que nesta quarta-feira foi realizada uma audiência pública com a presença de mais de uma centena de líderes dos servidores, centrais, confederações e a CSPB – Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil. “Foi um grande momento, em que nós discutimos a negociação na administração pública e dois projetos nortearam o debate. Um da Fonacate, que é o Fórum de Carreiras Típicas de Estado e o outro, que fala do direito de greve, da organização sindical”, comemorou.