Paim espera que futuros pagamentos para o Aerus sejam cumpridos

Nesta segunda-feira (08), o senador Paulo Paim (PT-RS) subiu ao plenário para relatar o histórico da luta de décadas dos aeronautas que foram prejudicados, primeiro com a insolvência financeira do grupo que reunia as extintas companhias de aviação Varig (Viação Aérea Reiograndense), Cruzeiro e Transbrasil e, em seguida, pela transferência de seus ativos para a Gol Transportes Aéreos, em um acordo que deixou sem proteção os antigos funcionários da tradicional empresa gaúcha que eram associados ao fundo de pensão Aerus.

Na histórica sessão de cerca de 19 horas de duração, que atravessou a madrugada da última quinta-feira (04), os aposentados e pensionistas do fundo de pensão, foi aprovado, finalmente, o repasse de R$ 248 milhões ao Ministério da Previdência para o pagamento dos benefícios.

— É bom lembrar que foi a primeira parcela, e outras parcelas terão de vir, num sinal claro e positivo de que todos os aeronautas receberão os pagamentos devidos até o final das suas vidas — afirmou o senador.

Cerca de 10 mil aeroviários foram beneficiados pelo pagamento feito pela União. Atualmente, as aposentadorias recebidas pelos aeronautas representam cerca de 8% do valor previsto inicialmente no auge do Aerus. Desde que o fundo foi encerrado, em 2006, cerca de mil aeroviários já morreram.

Com informações da Agência Senado

To top