Parlamentares repercutem decisão da ONU: perseguição sem precedentes a Lula

Parlamentares repercutem decisão da ONU: perseguição sem precedentes a Lula

Gleisi: ONU fazer esse anúncio mostra que ela vê indícios que o Direito no Brasil está sendo feridoLogo após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter aceito denúncia dos advogados do ex-presidente Lula, nessa quarta-feira (26), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Afonso Florence (PT-BA) concederam entrevista coletiva, em Brasília, para repercutir o caso. 

Para Gleisi, o fato deixa claro o que a defesa de Lula afirma há tempos: “Há uma perseguição sem precedentes contra o presidente Lula. A ONU fazer esse anúncio mostra que ela vê indícios que o Direito no Brasil está sendo ferido”, afirmou. 

A petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, mostra a violação da Convenção Internacional de Direitos Políticos e Civis e abuso de poder pelo juiz Sérgio Moro e procuradores federais da Operação Lava-Jato contra Lula. O Estado brasileiro terá dois meses para apresentar a sua defesa. 

De acordo com Florence, os motivos fundamentais da aceitação da ONU são a condução coercitiva e o cárcere privada por seis horas no aeroporto de São Paulo; a gravação e a divulgação ilegal de uma ligação telefônica entre ele e a presidenta eleita Dilma Rousseff; e o conjunto de prisões coercitivas e preventivas como instrumento para obter delações premiadas. “A decisão consolida que foi golpe e que Lula é um perseguido político”, disse o deputado, na coletiva. 

Com informações da Agência PT de Notícias

 

Ouça a reportagem da Rádio Democracia sobre o tema:

 

 

 

Leia mais:

ONU aceita denúncia de advogados de Lula sobre abusos da Lava Jato

 

To top