Paulo Rocha sinaliza retomada das investigações na CPI do HSBC

Paulo Rocha: A CPI está num impasse por dificuldades legais para ter acesso à lista com os nomes dos brasileiros suspeitos de cometerem evasão de divisaOs próximos passos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na abertura de contas por brasileiros no banco HSBC, da Suíça, serão discutidos nesta terça-feira (16). A reunião foi solicitada pelo presidente da CPI, Paulo Rocha, e contará com a presença do vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), e do relator, Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

O encontro visa resolver o mais breve possível o impasse gerado pela demora no repasse de informações pela Receita Federal brasileira à comissão. “A CPI está num impasse por dificuldades legais para ter acesso à lista com os nomes dos brasileiros ligados a mais de seis mil contas abertas na filial do HSBC na Suíça”, explica.

Segundo o parlamentar, o governo francês compartilhou essas informações com a Receita Federal brasileira, mas o envio da lista para a CPI não foi autorizado, pois só pode ser usada para fins fiscais. “Então vamos nos reunir para discutir qual a melhor forma de sair do impasse e continuar os trabalhos da comissão”, afirma o petista.

O objetivo da CPI é apurar irregularidades nas contas de mais de oito mil brasileiros clientes do banco, sob suspeita de terem cometido crime de evasão fiscal. Estima-se que os depósitos dos brasileiros possam chegar a US$ 7 bilhões. O escândalo, que ganhou o nome de Swissleaks, desvendou contas de 100 mil correntistas de todo mundo no HSBC. Desse total, haveria 8.667 brasileiros, responsáveis por 6.606 contas.

A CPI já ouviu o presidente do HSBC no Brasil, André Guilherme Brandão, e os jornalistas Fernando Rodrigues, do “Portal Uol”, e Chico Otávio, do Jornal “O Globo”, responsáveis por reportagens sobre o caso.

“Com esta reunião, definiremos os próximos passos da comissão, assim como as próximas pessoas que serão convidadas ou convocadas para prestar depoimento”, esclarece o presidente da CPI do HSBC.

Com Agência PT de notícias

 

Leia mais:

Presidente do HSBC confirma que banco buscou clientes para depósitos na Suíça

Brasileiros têm US$ 500 bilhões no exterior, diz tributarista à CPI do HSBC

To top