Piauí quer mostrar a Lula porque suas escolas estão entre as melhores do Enem

Piauí quer mostrar a Lula porque suas escolas estão entre as melhores do Enem

Se a Pátria é Educadora, um dos responsáveis por ter elevado a formação fundamental e profissional aos seus melhores patamares históricos, o ex-presidente Lula não pode deixar de participar. Em seu governo, por exemplo, foram criadas mais universidades do que em toda a história anterior do Brasil. Agora, de novo com o pé na estrada, Lula embarca na próxima quarta-feira (21), para Teresina, no Piauí, e Salvador, na Bahia, onde participa de atos pela Educação ao lado de movimentos sociais, professores, prefeitos, governadores e secretários da educação.

 

O ex-senador e hoje governador do Piauí, Wellington Dias, diz que a agenda do ex-presidente no estado inclui encontros com os principais interessados em uma educação de qualidade: alunos, professores e diretores e visita a uma instituição de ensino público do estado que, mesmo com a falta de alguns equipamentos, distingue-se entre as que recebem as melhores notas do Exame Nacional de Ensino Médio – o Enem.

Os exemplos do ensino de qualidade no Piauí, um estado reconhecidamente pobre, são bem conhecidos do restante do Brasil. É raro o ano em que uma escola simples da capital, Teresina, ou do interior não chama a atenção da grande mídia do sul-sudeste, buscando basicamente uma resposta: por que, comparativamente, o Piauí tem desempenho superior aos estados mais ricos como São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje, mais de 130 escolas destacam-se das demais nos exames do Enem.

“Esses números nos orgulham muito”, diz o governador Wellington Dias, acrescentando que o bom desempenho das escolas públicas do Piauí deve-se, principalmente, ao “engajamento” de todos os atores interessados, incluindo as famílias dos alunos e o próprio estado.

“Estamos cada vez mais convencidos de que é esse comprometimento que potencializa os resultados”, afirma o governador, “pois temos excelentes resultados até mesmo em algumas escolas carentes de recursos”.

Outros exemplos é o estímulo que o governo estadual dá a finalidades específicas na área de Educação. Como, por exemplo, prioriza recursos e atenção para as escolas públicas de ensino médio que oferecem curso de especialização em Gestão em Educação.

“Com uma direção bem preparada e dedicada, percebemos que há maior envolvimento dos alunos – e também das famílias”, avalia o governador.

Um envolvimento, por sinal, que não para de evoluir, conta ele, ao revelar que já está se popularizando no estado um aplicativo de telefone celular que permite aos país dos alunos saberem não só que horas o filho chegou na escola, mas também as notas que recebeu ao final de cada período.

“Vamos mostrar tudo isso a Lula”, sorri Wellington Dias, orgulhoso. “Vamos mostrar que vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), pelo qual ele batalhou como poucos para viabilizar”

Lula falará para 15 mil alunos do Piauí por sistema de ensino à distância. Antes, na noite do dia 21, também em Teresina, acontece às 19h a Plenária de Mobilização pela Educação, no Hotel Blue Tree Towers Poty. A plenária é organizada pelo PT Nacional, dentro de uma campanha lançada pelo partido no dia  14 agosto, em Brasília. Naquela data Lula se reuniu na capital federal com deputados, dirigentes, militantes e gestores dos governos petistas, chamando para o esforço que o partido deve fazer para a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), em todo Brasil, e para promover avanços na Educação, que depois da redução da miséria e do fim da fome, é o grande sonho brasileiro de inclusão social. Lula disse na ocasião: “O Partido da democracia, o partido que deu voz aos trabalhadores e aos oprimidos, o partido que promoveu a maior transformação social da história desse país deve se tornar, a partir de hoje, o partido da Educação.”

 

 

To top