Para Pimentel, é necessário discutir formas de redução da rotatividade e ampliar a estabilidade do emprego no BrasilO senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso, louvou nesta quinta-feira (30), a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff de assinar um decreto criando o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência. A iniciativa presidencial foi anunciada durante encontro de Dilma com as centrais sindicais, representantes de aposentados e pensionistas, dos empregadores.
De acordo com o senador, o objetivo desse fórum, que será quadripartite – composto por quatro partes -, é discutir a rotatividade da mão de obra nas empresas brasileiras. “Nós somos um País com alto índice de emprego, mas também com um elevado grau de rotatividade entre os trabalhadores que têm carteira assinada. Isso representa exatamente as dificuldades pelas quais passa hoje Fundo de Amparo ao Trabalhador, que têm uma repercussão muito forte no seguro-desemprego”, explicou.
Para Pimentel, o seguro-desemprego é uma consequência da alta rotatividade da mão de obra. Por isso, é necessário o enfrentamento do problema para que possa haver uma estabilidade razoável no emprego e a redução dessa rotatividade.
“Precisamos enfrentar esse debate, não apenas discutindo a reforma do seguro-desemprego, mas indo à causa, que é exatamente a questão da rotatividade. Por isso, quero parabenizar a Senhora Presidenta por criar esse grupo de trabalho quadripartite para enfrentar esse debate”, ressaltou.
Leia mais:
Dilma anuncia criação de fórum para debater emprego e trabalho