Pinheiro quer alinhamento entre Congresso e Executivo para País sair da crise

Pinheiro quer alinhamento entre Congresso e Executivo para País sair da crise

Pinheiro: se não concentrar esforços, nós vamos virar o ano com uma das piores expectativas da história da nossa economiaO senador Walter Pinheiro (PT-BA) manifestou estar preocupado com a proximidade do fechamento do ano no Congresso Nacional, sem que seja encontrada uma solução para a crise econômica brasileira. Ele foi entrevistado, na manhã desta segunda-feira (09), pelos comunicadores Samuel Celestino e Olga Goulart, na rádio Tudo FM, e disse que deveria haver uma maior sinergia entre o Executivo e o Congresso Nacional para o enfrentamento da crise. 

“Estamos chegando à boca do natal, os shoppings centers estão demitindo, estamos tendo queda na produção industrial e há uma expectativa assustadora do que significaria o a virada do ano, olhando o PIB (Produto Interno Bruto) e a inflação. São componentes que nos assustam mais do que qualquer tipo de mobilização política. Este é o maior problema”, disse. 

Pinheiro revelou ainda estar numa ansiedade grande para tentar encontrar respostas para superar o atual cenário econômico e destacou que tem se reunido semanalmente com um grupo de senadores de diversos partidos para buscar soluções. “Teremos nesta terça-feira a terceira reunião. Na semana passada foram 42 senadores reunidos, inclusive da oposição, num encontro que contou também com a participação do Ministro (da Casa Civil) Jaques Wagner”. 

Logística e indústria 

Pinheiro destacou que o Porto de Aratu, em Salvador, precisa de investimentos para ampliação e que o mesmo deveria entrar no Programa de Infraestrutura e Logística (PIL) do Governo Federal. “O tempo de espera de um navio na Baía de Todos os Santos era de três dias. Agora nós saímos de três para 11 dias, com custos altíssimos”, lamentou. Ele revelou ainda que esta semana estará junto com o governador Rui Costa no Ministério de Minas e Energia, para buscar uma solução para o fornecimento de nafta para o Polo de Camaçari. 

Na entrevista, Pinheiro voltou a se posicionar contrário em relação à possibilidade de volta da CPMF. “A recriação da CPMF eu não vejo como pauta para investimento. Num momento em que nós estamos precisando ajustar a economia, vai aumentar a carga tributária? Então eu estou me posicionando contra a CPMF, não é nenhum chavão. Ela é agora um imposto injusto porque interfere na economia em todas as frentes, até na atividade produtiva. Agora era a hora da gente discutir como reduzir a carga tributária, com a unificação do ICMS, e como incentivar estados e municípios em período de crise”, destacou. 

Na avaliação de Pinheiro, o Congresso e o Governo precisam estar alinhados para focar em projetos e matérias que incidam na vida dos cidadãos na perspectiva de sair da crise. “É hora de fazer a seleção e escolher efetivamente o que é correto a gente votar e buscar sinergia para identificar quais são as crises e como é que podemos ajudar. Se não concentrar esforços, nós vamos virar o ano com uma das piores expectativas da história da nossa economia”, disse. 

Assessoria do senador Walter Pinheiro 

Leia mais:

 

Pinheiro prega diálogo para promover a economia e melhorias para os cidadãos

To top