Pinheiro vai à Europa em busca de inovação na saúde e comunicação

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) está na Europa, onde vai buscar atrair empresas nas áreas médica e de comunicações para o Parque Tecnológico da Bahia, além de conhecer a experiência de uso da faixa de 450 MHz para disponibilizar banda larga em áreas rurais e participar do GSMA Mobile World Congress 2012.

Terapia celular e tecnologia em equipamentos médicos e de urgência são especialidades de algumas multinacionais que Pinheiro irá visitar. A fábrica e escritório central da Laerdal Medical, na Noruega, detém expertise em produtos e soluções hospitalares na área de emergência – além do interesse do senador na prospecção para o Parque Tecnológico, a Laerdal tem tudo a ver com sua atuação no Senado pela implementação dos centros integrados de emergência e defesa civil no Brasil (que reunirá em um único número telefônico as chamadas de polícia, Samu, bombeiros, defesa civil e trânsito).

Já a alemã B. Brawn, através do senador, iniciou tratativas com o governo do Estado para implantação de unidades industriais e de pesquisa em terapia celular e biotecnologia na Bahia. Pinheiro estará em sua sede, em Melsungen, e não esconde o desejo de fomentar uma parceria da empresa com pesquisadores do Hospital das Clínicas da Ufba, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Hospital São Rafael.

“Representantes da B. Brawn estiveram em Salvador, em julho e agosto do ano passado, avaliando os investimentos e área de atuação na terapia celular, implantação de centro de diálise, e uma unidade de fabricação de produtos de higienização”, explica o parlamentar.

Internet no campo
O Governo Federal vai licitar até abril de 2012 a faixa de freqüência 450 Mhz, que permitirá a chegada de internet e telefonia nas áreas rurais. Pinheiro vai conhecer, na Suécia, o funcionamento dos serviços de banda larga móvel nas áreas rurais, a partir da utilização desta faixa. “Esta solução vem funcionando de forma satisfatória na Europa e queremos trazer para o Brasil. Nem todas as bandas do espectro são iguais. Quanto mais baixa a banda, mais área ela pode cobrir e maior é a sua capacidade de abranger áreas e de atender lugares mais longínquos”, destacou.

Por último, na Espanha, o senador participa do GSMA Mobile World Congress de Barcelona, evento mundial de tecnologia móvel que prestigia desde o mandato de deputado federal. Ano passado, ele abriu diálogo com importantes segmentos empresarias, como a RIM Blackberry, Fundação Bill Gates e Gemalto, além da própria B.Braun.

Segundo o senador, o congresso em Barcelona é uma oportunidade de aprofundar a discussão sobre um sistema de pagamentos e transferências de valores monetários por meio de dispositivos móveis (STDM) para o Brasil. Além de ter apresentado projeto (PLS-635/2011) no Senado com este intuito, ele defende que a movimentação financeira através de celular – a chamada ‘bancarização’ – como uma medida fundamental para levar serviços bancários a lugares remotos, ajudar o pequeno agricultor nas operações de crédito rural, movimentar a economia local e gerar empregos.

Segundo o projeto de Pinheiro, participarão do STDM empresas, subsidiárias de uma empresa de telecomunicações ou de uma instituição financeira, criadas unicamente com o objetivo de oferecer os serviços. Essas empresas integrarão uma câmara responsável pela compensação e liquidação das operações em tempo real e pelo credenciamento dos estabelecimentos para saques de recursos em dinheiro.

 

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

To top