Plano de Investimentos em Energia Elétrica será lançado por Dilma nesta terça

Plano de Investimentos em Energia Elétrica será lançado por Dilma nesta terça

Dando seguimento à estratégia de fortalecer os investimentos públicos e privados na área de infraestrutura, a presidenta Dilma Rousseff lançará o Plano de Investimentos em Energia Elétrica (PIEE), na terça-feira (11), às 10 horas, no Palácio do Planalto. O plano é aguardado por investidores nacionais e estrangeiros, nas áreas de geração, distribuição e transmissão de energia.

O Palácio do Planalto não antecipou detalhes do plano, mas espera-se que a iniciativa seja vigorosa como foi o Plano de Investimento em Logística (PIL2), sinalizando o compromisso de promover investimentos fundamentais para a recuperação econômica e, ao mesmo tempo, garantidor de bons retornos.

Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou o desligamento de 21 termelétricas que foram acionadas para complementar e garantir a segurança do sistema energético brasileiro. Como essas termelétricas são movidas por diversas matrizes, o custo da energia elétrica sofre uma pressão porque o custo da energia hidrelétrica é bem menor. A expectativa é que o desligamento das termelétricas exerça um peso menor no preço das tarifas. O desligamento foi possível pela confirmação de as chuvas, nas regiões norte e nordeste, elevaram os reservatórios para algo em torno de 35%.

Nesse plano de investimentos também são aguardados  investimento em projetos de energia de fontes limpas, como a eólica e a solar. Aliás, o ministério anunciou, na semana passada, que a energia eólica já participa com 5% na matriz energética do País, contabilizando 281 parques geradores em onze estados.

De acordo com o site CanalEnergia, especialista no setor, a produção eólica atingiu 7 GigaWatts (GW) com a instalação de três novos parques no Rio Grande do Norte. Em todo o ramo eólico, trabalham mais de 100 mil pessoas e a energia gerada pelos ventos abastece 12 milhões de residências. Ao mesmo tempo, 12 milhões de tonelada de CO2 são evitadas. Para corroborar a expectativa de novidades para a energia eólica no PIEE, o governo projeta que o setor produzirá 23 GW até 2023.

No dia 21 de agosto acontecerá novo leilão de energia eólica para entrega a partir de 2018. 371 projetos foram habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), sendo que a fonte eólica apresentou 338 projetos desse total, somando a oferta de 8.329 Megawatts (MW). Na próxima sexta-feira, 14, será a vez do 1º Leilão de Energia de Reserva em projetos de geração de energia solar (fotovoltaica). A EPE cadastrou 382 projetos que totalizam uma capacidade instalada de 12.528 Megawatts (MW).  “Mais uma vez o leilão de fotovoltaica surpreende pela grande quantidade de projetos inscritos, que totalizam uma capacidade instalada superior a de Belo Monte”, afirmou recentemente o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, referindo-se à produção projetada da usina hidrelétrica de 11 mil MW que está sendo construída no Pará.

Leia mais:

Programa de Investimentos em Logística tem recorde de consultas

 

To top