Plataforma Dialoga Brasil utiliza redes sociais para dar voz ao cidadão

Plataforma Dialoga Brasil utiliza redes sociais para dar voz ao cidadão

Usuário cadastrado na plataforma poderá elaborar e apoiar propostas sobre 80 programas do governoTem uma boa ideia para tornar ainda mais eficientes o Bolsa Família, o Ciência Sem Fronteiras, o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec ou qualquer outro programa estratégico do governo federal? Desde terça-feira (28) é só acessar o Dialoga Brasil, escolher o programa que você quer melhorar e apresentar a sua proposta.

Durante a cerimônia de lançamento da plataforma, na terça-feira, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a ferramenta abre uma nova etapa na relação entre governo federal e sociedade.

“A primeira foi pré internet. A segunda etapa é usar a internet a favor do debate. Quando a gente cria um consenso, quando é capaz de estruturar uma opinião em comum, nós temos um poder transformador imenso. O governo precisa que vocês participem, com comentários, observações, críticas, sugestões e propostas. O debate tem melhor qualidade quando parte do conhecimento comum, compartilhado entre todos.”

Todo usuário cadastrado na plataforma poderá elaborar e apoiar propostas, além de participar de bate-papo com os ministros responsáveis. As propostas podem ser compartilhadas (via Twitter, Facebook, Google+ e WhatsApp) e apoiadas pelos demais usuários.

No final do ano, as três propostas mais apoiadas para cada programa serão submetidas às Conferências Nacionais das suas respectivas áreas e terão uma resposta oficial do governo, podendo transformar-se em aperfeiçoamentos ou em novas políticas públicas.

O foco da plataforma, explícito no próprio nome, é o diálogo entre sociedade e governo. Com a vantagem de abrir um canal de participação não apenas para a sociedade civil organizada, mas incorporando ao diálogo novos sujeitos, novas gerações, novas linguagens, cidadãos e cidadãs que têm na internet o seu espaço de expressão e atuação.

Os 80 programas estão divididos em 14 temas. Os quatro primeiros estão disponíveis a partir desta terça: Educação, Saúde, Segurança Pública e Redução da Pobreza. Na semana seguinte, mais quatro temas: Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Cidades. Na sequência, entram no ar Desenvolvimento Produtivo, Agricultura, Infraestrutura, Gestão Pública, Igualdade e Trabalho, Emprego & Renda.

Acesse o portal.

Com informações do Portal Brasil e do Blog do Planalto

To top