Recorde na aviação: 101 milhões de passageiros viajaram em 2012

 

O novo recorde 9,5% maior do que
o registrado em 2011 e 125,8%
superior a 2008

O balanço divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta terça-feira (05), evidencia que o aumento da renda do brasileiro e a mobilidade social, conquistada com a redução das desigualdades no País nos últimos 10 anos, continuam impulsionando o crescimento do transporte aéreo. Em 2012, foi registrado novo recorde no número de passageiros transportados na aviação civil: 101,2 milhões. O número é 9,5% maior do que o registrado em 2011, quando 92,6 milhões de passageiros foram transportados; e 125,8% superior a 2008 – ano que marca o início da série histórica –, quando houve 44,9 milhões de passageiros.

Os dados apurados pela Anac consideram passageiros de aviação regular e não regular, pagos e gratuitos, assim como aqueles oriundos de programas de milhagem, contabilizados pelas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras em todos os aeroportos do País.

Dos passageiros embarcados em 2012, 9,1 milhões foram transportados em voos internacionais, com origem no Brasil, e 92,2 milhões viajaram em voos domésticos. Comparados aos dados de 2011, voaram 304,7 mil passageiros a mais em voos internacionais e 8,5 milhões a mais em voos domésticos. Em relação a 2008, os voos internacionais tiveram 4 milhões a mais de passageiros e os voos domésticos 52,6 milhões.

“Superar a marca dos 100 milhões de passageiros é motivo de grande satisfação para a agência, que tem como uma de suas metas trabalhar para ampliar o acesso ao transporte aéreo, sempre com os maiores níveis de segurança e com qualidade”, afirmou o diretor-presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, em nota.

transporte-aeroporto-guarulhos.jpg.pagespeed.ce.0iHhNyxmPX

  Houve uma manifestação para cada 6,9 mil 
  passageiros ou uma manifestação para 
  cada 82 voos

Menos queixas
Ao mesmo tempo em que cresceu o número de passageiros transportados, o número de manifestações (reclamações, sugestões etc.) recebidas dos passageiros pela Anac caiu 40% em 2012. No ano passado, foram 14,7 mil manifestações, equivalentes a 0,015% do total de passageiros. Houve uma manifestação para cada 6,9 mil passageiros ou uma manifestação para cada 82 voos.

A quantidade de passageiros embarcados é apurada com base nos dados estatísticos recebidos mensalmente das empresas aéreas. No caso dos voos internacionais, os números contemplam empresas brasileiras e estrangeiras para voos com origem no Brasil.

 

tabela-transporte-aereo

 

Leia mais:
Recordes: crescimento das viagens domésticas e gasto de turistas estrangeiros 

Turismo bate recorde de desembarques

To top