Registrado teste que detecta zika, chikungunya e dengue de forma combinada

Registrado teste que detecta zika, chikungunya e dengue de forma combinada

Governo tem anunciado diversas medidas de combate ao mosquito Aedes AegyptiTrês produtos para diagnóstico in vitro comerciais para o zika vírus tiveram análise técnica concluída na última terça-feira (2), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dois produtos utilizam metodologia de imunofluorescência para detecção de anticorpos (IgG e IgM) relacionados aos vírus da Zika, da Chikungunya e da Dengue (subtipos 1, 2, 3 e 4) em um único procedimento de teste de forma combinada.

Um terceiro produto utiliza a metodologia de reação em cadeia da polimerase (PCR) para determinação da presença do vírus na amostra biológica em estudo. Foram concluídas também as análises de outros dois produtos para determinação da presença dos vírus da chikungunya e da dengue por metodologia de PCR.

A medida está na Resolução 301/2016, publicada quarta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU).

Medida Provisória
Na última segunda-feira (1º), a presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória (MP 712/16), que determina ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya.

Entre outras coisas, o texto permite que agentes de saúde possam forçar a entrada em imóveis públicos ou particulares para destruir focos do mosquito, mesmo quando o dono não for localizado ou o local estiver abandonado.

Com informações da Anvisa 

Leia mais:

Humberto enfatiza necessidade de unir forças contra o Aedes aegypti

Governo determina abertura de imóveis para localizar e combater aedes

To top