Senado aprova proposta que regulamenta atividade médica

 

Proposta, que tramitou por 11 anos no Congresso Nacional, e segue para sanção estabelece quais são atividades exclusivas do médico.

 

Senado aprova proposta que regulamenta atividade médica

Representantes da categoria foram ao plenário
defender aprovação

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto do Ato Médico. Se sancionado sem alterações, o projeto porá fim a uma jornada de onze anos no Congresso Nacional. Nada menos que 27 audiências públicas foram realizadas para chegar a um consenso sobre a regulamentação da atividade médica, que restringe à categoria atos como a prescrição de medicamentos e o diagnóstico de doenças.

Apresentado em 2002 pelo então senador Benício Sampaio, o projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora na CAS. Enviado à Câmara, foi modificado novamente e voltou ao Senado como novo substitutivo (SCD 268/2002), em outubro de 2009. Esse foi o texto que serviu de base ao aprovado nesta terça.

O projeto, na forma aprovada, estabelece que são atividades exclusivas dos médicos cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas; emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem; procedimentos diagnósticos invasivos; exames anatomopatológicos (para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer a evolução dos tumores).

Com as modificações aprovadas, não serão atividades exclusivas de médicos os exames citopatológicos e seus laudos; a coleta de material biológico para análises clínico-laboratoriais; e os procedimentos através de orifícios naturais em estruturas anatômicas visando à recuperação físico-funcional e não comprometendo a estrutura celular e tecidual.

Lúcia Vânia, relatora do substitutivo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), observou que o Ato Médico não vai interferir em nenhuma das atribuições de outras profissões da saúde. Durante a tramitação da proposta, profissionais dessas áreas manifestaram preocupação com o texto do projeto e solicitaram clareza para limitar a prescrição do médico à área médica e, assim, liberar a autonomia profissional de outras especialidades, como fisioterapia, psicologia e enfermagem.

Estavam presentes no Plenário representantes da Federação Nacional dos Médicos, do Conselho Federal de Medicina, de sindicatos de diversos estados, da Associação Médica Brasileira e de diretórios estudantis de faculdades de medicina do Distrito Federal, Goiás e Presidente Prudente (SP).

Com informações da Agência Senado


Veja o texto aprovado

Entenda o projeto

Leia mais:

Projeto do Ato Médico é aprovado na última Comissão

Comissão de Educação aprova projeto do Ato Médico


To top