Delcídio do Amaral é nomeado como o novo líder do governo no Senado

Delcídio: a caminho de um dos cargos mais estratégicos do governoA informação foi confirmada no Diário Oficial desta terça-feira (28): o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) é o novo líder do governo no Senado, em substituição a Eduardo Braga (PMDB-AM), atual ministro das Minas e Energia.

Delcídio, como é chamado pelos colegas senadores, é sul-matogrossense da cidade de Corumbá, recém-completou 60 anos de idade, e é o atual presidente da Comissão de Assuntos  Econômicos CAE), a segunda mais importante do Senado. Formado em engenharia-elétrica, o senador ocupou importantes cargos relacionados à geração e produção de energia no Brasil e no exterior. Foi engenheiro-chefe da construção da usina de Tucuruí (PA), diretor da Shell na Holanda, presidente da Eletrosul, secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, presidente do Conselho de Administração da Vale do Rio Doce e diretor de Gás e Energia da Petrobras, entre outros cargos importantes.

Reeleito em 2010 para o segundo mandato no Senado, Delcídio assume uma das posições mais estrategicamente importantes das relações entre os Poderes Executivo e Legislativo. Caberá a ele, daqui por diante, defender os interesses do governo junto a senadores de todos os partidos e estabelecer pontes de diálogo permanentes entre o governo e as distintas bancadas partidárias.

Afável, bem-humorado, fã de rock britânico e funk americano, o novo líder do governo foi companhia permanente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as recentes viagens do principal líder do PT a Brasília. Foi o único senador da bancada do PT que participou da reunião do ex-presidente com os senadores do PMDB, uma clara sinalização da maior importância política que passou a ter no segundo mandato da presidenta Dilma Rouseff – e que crescerá ainda mais a partir de agora.

A presidente também indicou Jarbas Barbosa e Fernando Mendes para a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Barbosa é hoje secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e foi indicado para o lugar do diretor Dirceu Brás Aparecido Barbano.

Mendes ocupará a vaga aberta pela saída de Jaime Oliveira, presidente substituto da agência. Atualmente, Mendes é diretor adjunto da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária na Anvisa.

To top