Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti

Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti

Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti ‘Acre é verdadeiro campo de refugiados’, afirma Jorge Viana

A intenção é fazer um levantamento da real
situação dos refugiados e ver de que forma
o Governo Federal pode ajudar a melhorar
as condições dos acampamentos
(Agência Senado)

Uma comissão externa do Senado está em Rio Branco, no Acre, nesta segunda-feira (2), para conferir a situação em que estão vivendo imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil por aquele estado.

O grupo foi criado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Ricardo Ferraço, na quinta-feira (28), atendendo a requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC). Viana espera que, no retorno a Brasília, possa ser definida uma solução para que se interrompa o fluxo clandestino de imigração.

Segundo o senador, o problema começou em 2010, quando chegaram 37 haitianos. A maioria deles foge das condições adversas no Haiti desde que um terremoto atingiu o país. Eles chegam ao Acre depois de passar por países vizinhos, como Peru e Equador, com ajude de “coiotes” que incentivam o tráfico de pessoas e o narcotráfico.

No início deste ano, uma força-tarefa do governo federal foi enviada ao Acre para regularizar a permanência de imigrantes haitianos que continuam chegando ao estado.

Programação

Na parte da manhã, a comissão externa vai se reunir com prefeitos, outras autoridades e representantes dos imigrantes em Brasileia, onde também vão visitar um abrigo. Mais de 500 cidadãos haitianos estão na cidade, em condições muitos precárias, de acordo com as autoridades locais. À tarde está prevista audiência com o governador, Tião Viana, e o retorno a Brasília somente no final do dia.

A intenção é fazer um levantamento da real situação dos refugiados e ver de que forma o Governo Federal pode ajudar a melhorar as condições dos acampamentos.

Fazem parte do grupo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço; os representantes do Acre no Senado, Viana, Petecão e Anibal Diniz (PT); a deputada federal Perpétua Almeida (PT); o representante do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Paulo Abrão Pires; o representante do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Andrés Ramirez; e os secretários de Assistência Social e de Direitos Humanos do Acre, Antonio Torres e Nilson Mourão, respectivamente.

Agência Senado

Leia mais:

Viana chama atenção para situação de haitianos no Acre


To top