Setor de serviços apresenta crescimento de 6,1% em março, diz IBGE

O setor de serviços continua em alta. Em março, o crescimento nominal da área foi de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a maior desde setembro do ano passado, quando ficou em 6,4%.

Todas as áreas de serviços registraram avanços em relação ao mesmo mês do ano passado. Serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 8,8%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 8,7%; outros serviços, 5,2%; serviços de informação e comunicação, 2,9%, e serviços prestados às famílias, 2,5%.

“O setor de serviços profissionais administrativos e complementares voltou ao patamar de janeiro. Tanto para as empresas quanto para o governo, são serviços que precisam ser mantidos por serem terceirizados,” afirmou o técnico de serviços e comércio do IBGE, Roberto Saldanha.

Segundo Saldanha, no setor de transportes, o crescimento foi impulsionado pela agropecuária, com o aumento significativo da produção e exportação de grãos.

De acordo com os números apurados, o setor de serviço registra crescimento nominal de 2,9% no acumulado deste ano e de 4,6% em doze meses. O resultado aponta para a recuperação desse segmento, refletindo a retomada da economia como um todo.

Comprando com março do ano passado, as maiores altas partiram de São Paulo (8,9%), Mato Grosso do Sul (8,4%) e Rondônia (8,3%). Por outro lado, as menores vieram de Alagoas (0,5%), Tocantins (0,6%) e Rio Grande do Norte (1,2%).

Com informações do IBGE e das agências de notícias

 

Leia mais:

Indústria cresce em oito locais em fevereiro, aponta pesquisa do IBGE

To top