Suplicy destaca contribuições de Jatene para o Brasil

Senador lembrou a trajetória do médico e ex-ministro da SaúdeEm discurso na tarde desta segunda-feira (17), o senador Eduardo Suplicy pediu um voto de pesar pelo falecimento na última sexta-feira (14) do médico cardiologista, cientista, professor e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, aos 85 anos. “O cirurgião que trouxe de volta à vida milhares de corações mal tratados e combalidos, foi pego pelo coração. Ele tinha artérias ruins. Elas entupiam facilmente e não compartilharam com a energia mental e disposição para chegar aos cem anos”, afirmou.

Suplicy lembrou que Jatene nasceu em Xapuri, no Acre. Ainda criança, sua família se mudou para Uberaba e depois para São Paulo, onde estudou medicina; fazendo residência médica e pós-graduação no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, sob orientação do professor Eurycledes Zerbini, o pioneiro dos transplantes de coração no Brasil. “

Jatene ao longo desses 85 anos realizou mais de 40 mil cirurgias, operando até sete pacientes por dia. No governo de FHC, quando foi ministro da saúde, concebeu a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para ajudar a financiar a saúde brasileira”, recordou o senador – em 2007, o PSDB foi um dos articuladores, no Senado, da não prorrogação da CPMF até 2011, o que significou, na prática, a retirada de R$ 40 bilhões da saúde. 

Suplicy destacou trechos de uma entrevista Adib Jatene à revista Época em junho, quando falou de sua rotina diária, dos hábitos, do envelhecimento e do Brasil que ele viu crescer.

To top