“Temos que pensar quem vai cuidar de nós”, diz Marta Suplicy

Senadora promove debate sobre a regulamentação da profissão de cuidador de idoso – são 20,6 milhões no Brasil.

A regulamentação da profissão de cuidador de idoso será discutida em uma audiência pública do Senado na cidade de São Paulo, nesta sexta-feira (01/06). O debate é uma iniciativa da senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do Projeto de Lei 284, que trata da questão e que está sob consulta pública.

Marta destaca a importância de ouvir os diversos segmentos interessados na matéria. “A audiência que tivemos em Brasília foi extremamente produtiva e esclarecedora”. A senadora relata que é surpreendente o número de pessoas que já exercem a atividade e o número de universidades que já oferecem cursos de formação na áreas, como as conceituadas Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica (SP).

Para ela, a regulamentação é essencial para disciplinar o exercício da atividade e garantir a qualidade da formação dos cuidadores. O projeto deverá também estabelecer a formação mínima exigida, as atribuições do profissional e sua condição trabalhista.

O Brasil já tem 20,6 milhões de idosos — 32 idosos para cada 100 jovens — e essa proporção deverá se inverter até 2050, quando o país terá 164 idosos para cada 100 jovens. “Temos que pensar quem vai cuidar de nós. Uma coisa é você necessitar enfermagem e de auxiliar de enfermeira. Outra coisa é precisar de alguém que dê banho, dê uma volta a pé, dê o remédio na hora certa”.

A audiência pública desta sexta-feira contará com a participação da Associação dos Cuidadores de Idoso da região metropolitana de São Paulo, a primeira criada no estado de São Paulo.   

Veja o convite feito por Marta Suplicy
{youtube}39mXa-Gu0PA{/youtube} 

A audiência será realizada no próximo dia 1º de junho, das 14h às 17h30, na PUC de São Paulo, com a participação da sociedade civil e representantes do governo federal. Participam representantes dos cursos de Pós Graduação da PUC, Gerontologia da USP LESTE, Cuidador de Idoso do SENAC e da ETEC, Associação Metropolitana de Cuidador de Idosos e Ministérios da Educação, Trabalho e da Saúde e OLHE – Observatório de Longevidade Humano.

Serviço:

Debate sobre a regulamentação da profissão cuidador de idoso

Dia: 1º junho

Horário: das 14 às 17h30

Local: Auditório Professor Emérito Paulo de Barros Carvalho (sala 239) – 2º andar: edifício Reitor Bandeira de Mello (Prédio Novo) – Universidade Católica de São Paulo (PUC), situada à rua Ministro de Godoy, 969 – Perdizes, São Paulo.

Leia mais:

Marta Suplicy propõe debate sobre profissão de cuidador de idosos
 

Cuidador de idosos: um projeto para mudar a vida de milhões
 

Marta abre consulta pública para projeto de cuidador de idosos

To top