Vai à sanção projeto de Donizeti que aumenta mistura do biodiesel ao diesel

Vai à sanção projeto de Donizeti que aumenta mistura do biodiesel ao diesel

Proposta de Donizeti foi aprovada em tempo recorde- apenas seis mesesUma proposta desenvolvimentista do senador Donizeti Nogueira (PT-TO) foi aprovada na manhã desta quinta-feira (3) pelo plenário da Câmara dos Deputados e segue para sanção da presidenta Dilma, estabelecendo que haverá progressivamente o aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil. O biodiesel é uma fonte de energia proveniente de plantas, como casca de arroz, mamona, casca de café, que estava ociosa.

Donizeti destaca que sua proposta contribuirá para a balança comercial, para a redução do volume de diesel fóssil importado, para a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa e para o meio ambiente de maneira geral. Além disso, a agricultura familiar será beneficiada por fornecer a matéria-prima para o biodiesel. “

“Essa proposta promove o que chamamos de ganha-ganha, ou seja, de quem está trabalhando para superar esse momento de crise global que afeta o Brasil”, afirmou.

Atualmente, 45% das plantas produtoras de biodiesel no Brasil estão ociosas e o projeto de Donizeti prevê o aumento progressivo da mistura de 8% no primeiro ano; 9% no segundo até chegar a 10% em três anos, permitindo existir previsibilidade para o setor produtivo e garantir, com a iniciativa, redução nas emissões de óxidos de enxofre e material particulado. “O Brasil produziu tecnologias importantes para reduzir a emissão de poluição e, com a aprovação de hoje, pela Câmara, vamos utilizar mais dessa capacidade em benefício do povo brasileiro e do meio ambiente. Ganha o Brasil e, principalmente, os agricultores familiares do meu estado, Tocantins”, comentou.

Tempo recorde

A importância da proposição para o Brasil garantiu a aprovação em tempo recorde, em pouco menos de seis meses. O projeto de lei, que teve apoio do Governo Federal, em especial, do Ministério de Minas e Energia, segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O projeto estabelece que o Conselho Nacional de Política Energética poderá autorizar uma mistura do biodiesel ao diesel fóssil superior aos 10% obrigatórios no combustível do transporte público, de navegação e em equipamentos de extração mineral, tratores, aparelhos agrícolas e de geração de energia elétrica.

Com a sanção pela presidenta Dilma, o Brasil se colocará ainda mais na vanguarda de preservação do meio ambiente e defensor da redução das emissões. Mais uma iniciativa que chama atenção do Brasil para o mundo.

 

 

To top