Viana apresenta PEC para antecipar indenização aos Soldados da Borracha

De acordo com Jorge Viana, existe um acordo do Governo para pagar indenização aos Soldados da Borracha em 2014, mas falta o mecanismoA indenização que será paga aos jovens recrutados para trabalhar em seringais brasileiros na Década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, pode ser antecipada para 2014. O senador Jorge Viana (PT-AC) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 27/2014) que corrige o prazo de pagamento do benefício aprovado pelo Congresso Nacional, por meio da PEC dos Soldados da Borracha, em abril deste ano; após 12 anos de tramitação.

Viana apresenta PEC para antecipar indenização aos Soldados da Borracha

A antecipação da indenização de R$ 25 mil é um pleito dos cerca de 6 mil soldados da borracha e de seus familiares dada a idade avançada em que se encontram – a maioria deles têm mais de 90 anos. “Esperar até o exercício financeiro de 2015 para pagar-lhes a justíssima indenização a que fazem jus é conduta desarrazoada e, pode-se até dizer, violadora dos direitos que o Congresso reformador outorgou a esses trabalhadores”, justificou o senador.

Além disso, segundo Jorge Viana, o acordo que permitiu a aprovação do benefício na Câmara dos Deputados é de 2013, mas houve um atraso na votação e o texto não pode ser alterado no Senado Federal porque isso remeteria a PEC novamente à Câmara e atrasaria ainda mais a indenização. Por isso, o pagamento que estava pactuado para 2014, ficou para 2015.   “Existe um acordo do Governo para pagar e falta o mecanismo. Porque ninguém pode desrespeitar a Constituição. Então, estou preferindo pegar esse caminho [ da PEC] que, aparentemente, leva tempo, mas uma matéria como essa pode quebrar os interstícios de tempo aqui no Senado e na Câmara”, destacou Viana.    A proposta do petista precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e em duas votações nos plenários das duas casas legislativas. Ao menos 3/5 dos membros de cada Casa (49 no Senado e 308 na Câmara) precisam votar favoravelmente ao texto.    Os soldados    Os soldados da borracha foram os trabalhadores recrutados para a extração de látex, matéria-prima dos pneus usados pelas forças aliadas que combatiam o nazi-fascismo. Na ocasião, 55 mil homens – a grande maioria na Região Nordeste – foram alistados na tarefa e enviados aos confins da Amazônia, onde viveram e trabalharam, enfrentando a hostilidade do meio, as febres e os animais selvagens.     As condições precárias resultaram na morte de 30 mil deles, reconhecidos pela Constituição de 1988 como ex-combatentes, no mesmo patamar que os Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).    Catharine Rocha

To top