Fátima: “É essencial investir na educação, cuidar para que tenhamos o ensino que todos nós sonhamos”A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) foi eleita, na tarde desta quarta-feira (04), por aclamação, para ser a vice-presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Ao seu lado, estará o senador Romário (PSB-RJ), que presidirá o colegiado.
Em seu discurso, a senadora petista, que tem sua trajetória ligada aos temas ligados à educação, enfatizou que a primeira lição do colegiado será fazer com que os textos presentes nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 13.005/2014 – cheguem de forma efetiva a todas as escolas brasileiras.
“É essencial investir na educação, cuidar para que tenhamos a educação que todos nós sonhamos. Tenho feito da minha trajetória um instrumento de luta em defesa da educação”, disse.
A senadora ainda afirmou que pretende reativar a Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura, da qual já foi presidenta. Segundo ela, essa é uma iniciativa que dialoga diretamente com a cultura e a educação.
O presidente do colegiado, senador Romário enfatizou que contará com o apoio e os conhecimentos da senadora petista para a condução da CE, principalmente nos temas relacionados à educação.
A implementação do PNE também é uma das preocupações do senador José Pimentel (PT-CE), que foi relator do projeto durante sua tramitação na Casa, em 2014. De acordo com o petista, a meta quatro do PNE merece atenção especial dos senadores para que as crianças com deficiência possam ser inseridas no contexto educacional brasileiro.
“Nós precisamos criar as condições para que todas as escolas do Brasil estejam preparadas para receber essas crianças”, disse.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) recomendou ao presidente do colegiado, que sejam convidados os ministros Cid Gomes (Educação). O objetivo, de acordo com o senador, seria discutir as diretrizes da pasta para o ano.
Romário anunciou que, na próxima semana, deve colocar em votação os requerimentos de convite aos ministros George Hilton (Esporte) e Juca Ferreira (Cultura). Além do ministro da Educação, como solicitado por Lindbergh.