Aberto ontem pelo rei da Espanha, encontro reúne o que há de mais avançado na tecnologia da informação
Pinheiro defende desoneração do fundo de desenvolvimento da telefonia a tecnologias M2MO senador Walter Pinheiro (PT-BA) iniciou nesta segunda-feira (2), em Barcelona, na Espanha, sua participação como representante do Parlamento brasileiro do mais importante evento da área de telefonia e tecnologia da informação, o Mobile World Congress (MWC/GSWA), cuja solenidade de abertura, ontem, teve a presença do Rei da Espanha, Felipe VI.
Pinheiro e a delegação brasileira discutiram pela manhã os principais temas colocados na pauta do congresso, como a necessidade de espectro para o Serviço Móvel Pessoal; serviços e cobertura; universalização; qualidade e preços; segurança cibernética; proteção de dados e M2M, a chamada comunicação máquina por máquina, considerada a parte integrante da Internet das Coisas, por trazer vários benefícios para a indústria e negócios.
“O Brasil já é o quarto maior mercado mundial de M2M, com quase dez milhões de máquinas conectadas e o nosso País tem grande potencial para desenvolver as cidades inteligentes. Um dos debates da delegação é justamente encontrar caminhos que vão ajudar a manter o Brasil internacionalmente competitivo”, disse o senador, ao defender a desoneração do fundo de desenvolvimento da telefonia, o Fistel, para o M2M (Lei 12.715/12), no contexto de estímulo às cidades inteligentes.
No caso do projeto Cidadão Inteligente, que trata do uso da banda larga com serviços e conteúdos voltados para criar uma rede entre governo, as pessoas e as empresas, Pinheiro apontou que os principais pilares são os serviços ao cidadão; transporte e mobilidade; infraestrutura e eco-energia; segurança e emergências, inclusive saúde e educação.
O Mobile World Congress deve receber nos próximos dias mais de 90 mil especialistas na área de telefonia, num espaço de mais de cem mil metros quadrados.
Veja aqui a Programação Completa