Wellington: eleição do Brasil na OMC é vitória dos países em desenvolvimento

Segundo o senador, a eleição de um brasileiro
para a OMC irá, inclusive, dar mais seguranças
aos investidores

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Wellington Dias (PI), comemorou a eleição do primeiro brasileiro para dirigir a Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorrida nesta terça-feira (07). O escolhido foi o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, que disputou com o mexicano Herminio Blanco. Para Wellington, esta vitória é uma conquista importante para os países em desenvolvimento e para o Brasil. “Queria saudar aqui essa eleição. É, certamente, um passo importante, dando mais segurança para investidores do Brasil e do mundo”, afirmou.

Na avaliação do líder petista, a escolha de um brasileiro ainda “representa uma mudança substancial na OMC não só pela presença no Brasil, mas no trabalho que teve a participação dos BRICs, dos países de língua portuguesa e várias nações da América Latina”, disse, ao destacar que a nova composição da organização permite também “uma nova condição de evitarmos, num momento delicado da economia mundial, num momento que tem disputas que, muitas vezes, colocam estabilidades, inclusive, para as nossas indústrias, para o nosso setor agrícola”.

Wellington disse ainda que Roberto Azevêdo é um diplomata de carreira, que também representa o Brasil na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Conselho da Organização das Nações Unidas para o Comércio e ainda na União Internacional de Telecomunicações. “Portanto, alguém muito experiente, muito respeitado. Certamente, quero comemorar aqui porque acredito que é um passo importante, não apenas para o Brasil, não apenas para os empreendedores brasileiros, especialmente na relação de comércio com o mundo, mas em outras áreas”, acrescentou.

Leia mais:

Brasileiro vence disputa pela direção-geral da OMC

 

To top