Sob tensão, presidente licenciado da CBF diz que é inocente na CPI do Futebol

Sob tensão, presidente licenciado da CBF diz que é inocente na CPI do Futebol

Romário, impaciente, explodiu: “além de ser corrupto, o senhor é mentiroso”O presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, compareceu nesta quarta-feira (16), ao Senado para participar de reunião da CPI do Futebol. Na oportunidade, o cartola leu uma carta em que apresenta as realizações de sua gestão à frente da Confederação e alega que provará sua inocência nas investigações realizadas pelo FBI, no caso que ficou conhecido como FIFAgate.
Membros do comitê executivo da Fifa, ex e atuais presidentes de confederações e federações são acusados de corrupção, recebimento de propina, pagamento de suborno, falsidade ideológica e fraude fiscal. O ex-presidente da CBF, José Maria Marin encontra-se preso nos Estados Unidos, em decorrência das investigações. Na data da prisão de Marin, durante reunião da FIFA, na Suíça, Marco Polo Del Nero voltou ao Brasil e não mais viajou para o exterior.
Del Nero alegou não ter conhecimento das investigações realizadas pelo FBI que envolvam seu nome e demonstrou estranheza com os nomes das pessoas envolvidas até o momento. Além disso, o dirigente disse não ter conhecimento de nenhuma irregularidade nas obras da Copa do Mundo de 2014 e das ações do Comitê Organizador Local da Copa, órgão que assumiu como presidente neste ano.

O cartola ainda disse que se afastou da presidência da CBF para que pudesse se defender, provar sua inocência e pretende retornar ao cargo de presidente da Confederação assim que possível.
Ao ser questionado pelo presidente do colegiado, senador Romário (PSB-RJ), Del Nero reafirmou ter consciência de que não cometeu nenhum crime. Apesar disso, o cartola divagou e fugiu de responder de forma veemente e conclusiva diversas questões que envolvem valores gastos por ele, viagens ao exterior, transações envolvendo imóveis e bens em geral.
A respeito de não ter mais saído do País após a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o dirigente apontou que não saiu mais do País por ter recebido essa orientação dos seus advogados. Ele negou que haja medo de ser preso ao sair do Brasil.

Del Nero também fugiu de responder de forma direta questões relacionadas a contratos da entidade considerados “obscuros” segundo palavras do senador Romário. Ele garantiu que não presenciou nenhum ato ilegal ou irregular na gestão anterior da CBF e garantiu que, como vice-presidente, apenas seguia as orientações de Marin.
“Pelo que estou vendo, o senhor não tem muita consciência sobre o que acontece na CBF”, criticou Romário, após as diversas respostas evasivas de Del Nero.

Acerca do agendamento de amistosos da seleção brasileira, tema abordado pelos jornalistas convidados pela CPI nas primeiras reuniões, Del Nero afirmou que não existe nenhum tipo de pressão para marcação dos locais dos jogos do selecionado.
Apesar do Estatuto da entidade proibir atividades político-partidárias e religiosas de seus membros, Del Nero foi questionado qual era o motivo de parlamentares com mandato ativo serem membros de diretorias da CBF. O dirigente respondeu que são pessoas que gostam e querem contribuir com o futebol. Além disso, ele destacou que “não discrimina pessoas”.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) insistiu com Del Nero sobre o motivo de seu retorno apressado ao Brasil após a prisão de José Maria Marin na Suíça. O cartola argumentou que era o momento de estar no seu País e que no Congresso da Fifa e, apesar de ser membro do Comitê Executivo da Fifa, na época, não poderia fazer nada. Além disso, ele garantiu que não há nenhum motivo para que ele venha a ser preso.

O senador Romário não se conteve neste momento:  “além de ser corrupto, o senhor é mentiroso”, dirindo-se a Del Nero
.
Indagado sobre a existência de contas de sua propriedade no exterior, Del Nero disse não ter nenhum recurso no exterior e que nunca visitou paraísos fiscais.
Em resposta, o senador Randolfe Rodrigues apresentou dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que confirma a presença do cartola no paraíso fiscal de Bermudas, tendo viajado a bordo de um avião particular de propriedade da CBF. Del Nero garantiu que todas as suas contas são declaradas e que a informação da Anac é equivocada.
O senador Romário ainda fez um apelo durante a reunião para que o presidente licenciado da CBF se retire definitivamente do futebol, argumentando que ele é uma pessoa “muito mal vista dentro do futebol”.
“Gostaria de pedir que o senhor se retirasse definitivamente da CBF para que possamos, daqui para a frente, ter uma CBF honesta, não corrupta, séria e que pudesse, de fato, ajudar a seleção brasileira e o futebol”, disse. “O senhor [Del Nero], Ricardo Teixeira, José Maria Marin e outros aliados são o câncer do nosso futebol. Por isso estamos vivendo esse momento ridículo dentro e fora de campo”, emendou Romário.

Leia mais:

Jornalista da BBC pede para que Brasil leve a sério investigações contra CBF

Jornalistas criticam ausência de transparência nas negociações da CBF

Na CPI do Futebol, jornalistas apresentam lista de contratos suspeitos da CBF

To top