Nota do PT

Solidaridade coragem, o exemplo de Dom Pedro Casaldáliga

Em nota, o PT lamenta a morte de Dom Pedro Casaldáliga, “amigo, irmão e defensor dos brasileiros mais humildes e marginalizados”. Para o PT, a ação pastoral de dom Pedro Casaldáliga transbordou a prelazia de São Félix do Xingu, em Mato Grosso, para tornar-se um exemplo universal de luta pela transformação do Brasil e do mundo”
Solidaridade coragem, o exemplo de Dom Pedro Casaldáliga

Foto: Reprodução

Dom Pedro Casaldáliga foi um grande amigo, irmão e defensor dos brasileiros mais humildes e marginalizados: os indígenas, os lavradores, o povo simples que ele adotou como seu quando chegou ao interior do Brasil, nos anos 1960.

Duas palavras ajudam a definir a trajetória de dom Pedro: solidariedade e coragem. Jamais abandonou seu rebanho, mesmo tendo sido perseguido, ameaçado e marcado pelo regime militar, pelos latifundiários e pelos poderosos que sempre enfrentou.

A ação pastoral de dom Pedro Casaldáliga transbordou a prelazia de São Félix do Xingu, em Mato Grosso, para tornar-se um exemplo universal de luta pela transformação do Brasil e do mundo.

A Teologia da Libertação, que ele abraçou como inspiração e como prática até as últimas consequências, marcou profundamente a formação política e a organização do povo brasileiro nas comunidades eclesiais de base.

Dom Pedro Casaldáliga viveu no coração geográfico do Brasil e viverá sempre no coração de nosso povo, dos que seguem lutando pela vida e por um país mais justo.

Dom Pedro Casaldáliga, para sempre presente!

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores
Ênio Verri, líder do PT na Câmara dos Deputados
Rogério Carvalho, líder do PT no Senado Federal

Brasília, 8 de agosto de 2020

To top