Lula pelo Nordeste

“Sou filho da revolução social do PT”, diz a Lula jovem advogado do Piauí

Ex-presidente visitou escola Teresina e ouviu relatos de jovens que mudaram de vida graças às políticas de inclusão social iniciadas em seu governo e impulsionadas no estado por Wellington Dias
:: Agência PT de Notícias17 de agosto de 2021 19:13

“Sou filho da revolução social do PT”, diz a Lula jovem advogado do Piauí

:: Agência PT de Notícias17 de agosto de 2021

“A educação emancipa o povo. A educação é a maior arma que o Estado pode ter contra a violência, contra a fome e contra as desigualdades sociais.” A fala é do advogado Natanael Alves Dias, jovem negro que era criança quando o Programa Bolsa Família chegou à sua cidade natal, Guaribas, no interior do Piauí. O Bolsa Família ajudou Natanael e sua família a vencer a fome. Depois vieram outras conquistas. “Eu fui beneficiado pelo Bolsa Família, depois entrei na escola integral do governo do estado e entrei na universidade pelo Enem e com bolsa do ProUni. Então, sou filho da revolução social que o governo do PT representa”, contou Natanael.

Natanael é um dos jovens que falaram na cerimônia que marcou importantes conquistas na educação do Piauí, segundo estado a ser visitado por Lula e lideranças do Partido dos Trabalhadores em viagem pelo Nordeste. O evento (assista à íntegra aqui) foi realizado na inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) de Pedra Mole, bairro da periferia de Teresina, onde estudantes recebem educação em período integral. Além disso, o estado se tornou o primeiro do país a levar ensino superior a todos os municípios, por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), de ensino a distância.

Vive no Piauí? Veja o que os governos Lula fizeram por sua cidade e seu estado. Lembra também o que o PT fez pelo Brasil

Lula parabenizou o governador Wellington Dias (PT) pelos avanços que tem levado ao Piauí na área social e educacional, quando assumiu o primeiro mandato de governador. “Este estado, que há 40 anos era sinônimo de pobreza, de desemprego, de evasão escolar, de desnutrição e de mortalidade infantil, é hoje um dos que mais crescem economicamente e que tem uma das melhores qualidades de ensino, da creche à universidade”, lembrou o ex-presidente.

As gestões de Wellington Dias, que está no seu quarto mandato de governador (foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, retornando depois em 2015), conseguiram amenizar o impacto do desgoverno Bolsonaro no estado. Em 2020, no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), o Piauí foi o estado com segunda pontuação mais alta, e Teresina ficou em primeiro no ranking das capitais. Além disso, o Piauí apresentou nos últimos anos um dos maiores crescimentos de PIB do país.

Wellington Dias não escondeu que as realizações de seu governo se inspiram no presidente Lula. “O senhor nos traz esperança e também nos inspira quando diz que todas as pessoas devem poder tomar café, almoçar e jantar todo dia; quando nos ensina que a educação é a porta segura para a erradicação da pobreza; quando nos chama para o compromisso de que é preciso colocar os mais pobres no orçamento público; quando nos chama para fazer um Brasil, um Piauí, uma Guaribas para todos”, discursou o governador.

Também falaram no evento estudantes e jovens, incluindo alunos do Ceti recém-reformado. A estes, Lula fez questão de deixar uma mensagem. “Eu sou filho de uma mãe que nasceu e morreu analfabeta. Eu tive oito irmãos vivos e fui o primeiro a ter um diploma primário, o primeiro a ter uma profissão, a fazer um curso técnico no Senai. Por conta desse curso, fui o primeiro, de oito irmãos, a ter um carro, a comprar uma televisão, a ter uma casa. Por ter uma profissão, eu tinha o privilégio de, no fim de semana, ir a um restaurante comer com minha família. E por causa desse diploma eu entrei no sindicato. Por causa desse diploma, eu virei presidente da República. Eu estou dizendo isso para chamar a atenção de vocês para que aproveitem (essa escola) com muito carinho e com muito amor. O que o governador está fazendo é apenas abrindo a porta. Vai depender da vontade de vocês”, afirmou.

As lideranças do PT e Lula têm compromissos no Piauí até quarta-feira (18) à tarde, quando seguem para o Maranhão. Até lá, devem se reunir com empresários, lideranças políticas e movimentos sociais sempre com o objetivo de identificar os problemas da região e pensar em soluções conjuntamente, para que o Brasil se reconstrua após o desastre provocado pelo desgoverno Bolsonaro.

Agenda de Lula no Nordeste

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Leia mais

Leia também