Lyon Santos/MDS

A iniciativa, pioneira no país, foi aprovada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT)
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ganha um importante reforço para atender a população brasileira em momentos de maior necessidade. O lançamento oficial da Força de Proteção do SUAS (FORSUAS) em nível nacional, durante o Encontro de Proteção Social em Emergências que acontece em Brasília, entre quinta (27/3) e sexta-feira (28/3), representa um avanço significativo na capacidade do governo de responder a desastres e outras situações de crise.
A iniciativa, pioneira no país, foi aprovada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e visa garantir respostas rápidas e eficazes em situações de desastres climáticos, fluxos migratórios intensos e emergências de saúde pública, mobilizando recursos humanos, logísticos e materiais para apoiar municípios e estados atingidos.
A notícia foi antecipada pelo secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, durante a abertura do evento: “Ontem, na CIT, aprovamos a Força de Proteção do SUAS”, anunciou Quintão.
O secretário destacou que a FORSUAS é uma estratégia de cooperação e colaboração. Envolve municípios, estados, governo federal, sociedade civil, agências da ONU e especialistas do SUAS. O objetivo é “dar respostas mais efetivas, com mais resultados, garantindo mais dignidade àquelas pessoas que precisam de proteção nesse momento de tragédia e calamidade”.
Lula vai incluir população em situação de rua no Minha Casa Minha Vida
Resposta inovadora a partir do RS
Segundo Quintão, a FORSUAS é uma resposta inovadora e eficaz que fortalece a assistência social nos momentos mais críticos. A experiência de mobilização de profissionais da assistência social durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul em 2024 serviu como embrião para a nacionalização da iniciativa. O objetivo é institucionalizar um legado de proteção e empatia com a população vulnerável.
O diretor do Departamento de Proteção Social Especial do MDS, Regis Spíndola, explicou que a FORSUAS apoiará municípios em situação de emergência ou calamidade cuja capacidade de atendimento tenha sido excedida. A medida garante que as famílias atingidas recebam a assistência social necessária.
Cadastro Nacional
Para acionar a FORSUAS, os municípios e estados atingidos poderão solicitar o apoio por meio de um formulário simplificado. A estratégia envolve a criação de um Cadastro Nacional de Apoiadores. A ferramenta conectará profissionais de diversas áreas aos municípios que necessitam de apoio, incluindo cozinheiros, assistentes sociais, educadores sociais, entrevistadores do Cadastro Único e outras áreas.
O encontro em Brasília reúne gestores, especialistas, trabalhadores e usuários do SUAS, além de parceiros nacionais e internacionais. O objetivo é trocar experiências, debater estratégias e aprimorar a capacidade do sistema de proteger as populações vulneráveis em momentos críticos.