Subcomissão vai discutir melhorias nas contas do FGTS

Subcomissão vai discutir melhorias nas contas do FGTS

Bancada do PT apoia discussão para a melhoria da remuneração para as contas vinculadas do trabalhador.

Uma subcomissão fará um grande balanço da situação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e apresentará propostas que permitam a melhoria da remuneração para as contas vinculadas do trabalhador. A proposta foi aprovada na reunião desta quarta-feira (08/02) da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, com o apoio de todos os presentes.

A formação da subcomissão foi uma espécie de continuação do debate iniciado, nesta terça-feira (07/02), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, que rejeitou o projeto que propunha a substituição do índice de correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ideia de trocar a atual TR, que corrige os depósitos vinculados, pelo IPCA foi bombardeada pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP) e pela maioria dos senadores sob o argumento de que a mudança do índice, embora representasse um aparente ganho para o trabalhador por conta da melhora da remuneração, geraria um custo também para os contratos da casa própria, que são financiados pelo saldo das contas do FGTS.

Hoje, o assunto voltou à baila – dessa vez na CAS – quando o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou requerimento pedindo uma grande discussão sobre o tema. “Participamos da reunião da CAS sobre a correção das contas e concordamos com o argumento de que a indexação não seria boa para o país nesse momento, mas é preciso que encontremos uma solução para garantir a correção das contas do trabalhador”, disse.

O senador Wellington Dias (PT-PI) apoiou a proposta. “É hora de fazer um balanço nas contas do FGTS”, disse.  Essa também é a intenção do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ele insiste que a indexação das contas a um índice como o IPCA seria inviável para o atual momento econômico de crise mundial, mas é simpático à ideia de que se discutam alternativas . “É fundamental levarmos em conta que os recursos do Fundo precisam continuar a ser investidos em programas como o Minha Casa Minha Vida e o PAC”, alertou.

Paulo Paim (PT-RS) defendeu a importância da subcomissão: “É uma bela iniciativa; vamos reunir os projetos que já tramitam na Casa tratando do tema, mas o eixo central será encontrar uma correção melhor para as contas do trabalhador”, disse.

Giselle Chassot

Leia mais:

Novo índice das contas do FGTS é rejeitado

To top