Submundo digital

Submundo governista divulga fake news sobre o BNDES e o PT

Notícias falsas sobre o sobre suposto uso de dinheiro público para o financiamento de obras fora do país tem intenções políticas e econômicas, diz sociólogo

fake news bndes bolsonaro

Submundo governista divulga fake news sobre o BNDES e o PT

Imagem: PT Nacional

Quase três meses já passaram desde o desfecho do processo eleitoral, mas o discurso de ódio da extrema-direita continua alimentando a produção de notícias falsas na tentativa de manchar o legado do PT e colocar em xeque a atuação de empresas públicas federais.  Nos últimos dias, além de propagarem mentiras sobre a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, a indústria das fake news passou a produzir também uma série de disparates sobre o BNDES.

Com a clara intenção de associar os financiamentos realizados pelo banco federal a um suposto esquema ilícito que favoreceria governos estrangeiros, as imagens que circulam ainda sugerem que tal aporte seria a razão da crise de infraestrutura enfrentada pelo Brasil nos últimos anos.  Na visão delirante dos detratores, a paralisação de obras públicas e a falta de investimentos em áreas carentes por aqui recaem sobre o BNDES – já que, pelo raciocínio ilógico dos adversários, “o dinheiro que vai para fora deveria ter sido utilizado por aqui”.

Entre as ardilosas publicações veiculadas por redes que apoiam o governo de Jair Bolsonaro está, por exemplo, um financiamento para a compra de ônibus feita pelo governo da Colômbia. “O BNDES bancou a compra de 127 ônibus articulados para a Colômbia. Dinheiro meu, seu, nosso”, insinua a mensagem do print.

Leia a íntegra da matéria.

To top