Sul de Minas ganha novo Samu, beneficiando 2,7 milhões de pessoas

Desde o último sábado (31), mais 2,7 milhões de habitantes de Minas Gerais passaram a contar com um novo posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), instalado na cidade de Varginha, no sul do Estado. O governador do estado, Fernando Pimentel, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a entrega da nova unidade, afirmaram que 43 novas ambulâncias serão postas em serviço, beneficiando 153 municípios. Agora, Minas, estado que tem o maior número de municípios do Brasil, conta com o Samu em 475 das suas 863 cidades – ou 55,69% de cobertura.

O SAMU da Macro Região do Sul de Minas terá 619 profissionais, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros e 202 técnicos em enfermagem. Além disso, o serviço dispõe de condutores, farmacêuticos e funcionários administrativos.

“Agora, a região do sul de Minas está preparada e contará com o apoio do Ministério da Saúde e do governo do estado para auxiliar no que for preciso, no atendimento na rede de urgência e emergência, e garantir à população mineira um atendimento de saúde digno e de qualidade”, disse Chioro, durante a inauguração.

O governo federal investiu R$ 6,8 milhões para implantar o SAMU na região. O recurso foi destinado a construção e compra de veículos, materiais, mobiliário, equipamentos de tecnologia de informática e rede.

Atendimento universal – O SAMU atende, atualmente, 151,6 milhões de brasileiros em mais de 2,9 mil municípios. Ao todo, são 185 Centrais de Regulação das Urgências e 3,2 mil ambulâncias.

O sistema foi criado em 2003, gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências. Desde então, o serviço ajuda a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

To top