Suplicy apela pela repatriação de filhos de brasileira

Senador pede ajuda de Dilma para mãe que teria caído em uma “cilada” do ex-marido, que a impede de ver os filhos na Alemanha

Em pronunciamento nesta terça-feira (20/09), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo à presidente da República, Dilma Rousseff em nome da advogada brasileira Jacy Raduan. A advogada diz ter sido vítima de uma “cilada” do ex-marido, que a impede de ver os dois filhos. O senador pediu que a presidente interceda por Jacy junto ao governo alemão. “Solicito vossa interferência junto à chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, com o fito de que ela possa reassumir a guarda e repatriar seus filhos, retidos na Alemanha, para o Brasil”, disse o senador, que leu em Plenário carta enviada por Jacy à presidente Dilma Rousseff.

A advogada alega que, após ter se separado do marido, o alemão Georg Berger, levou os filhos para visitá-lo em Baden-Baden, cidade da Alemanha. Ao chegar, soube que Georg havia pedido a guarda das crianças. Desde então, os filhos estão sob a guarda do pai, que estaria promovendo a chamada alienação parental, impedindo os meninos de ver a mãe.

A advogada relata que morou com Georg na Alemanha e que, como os dois estavam desempregados, os vieram morar no Brasil. Algum tempo depois, Georg teria voltado para a Alemanha, deixando a mulher e os filhos. Em junho, Jacy esteve na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, onde conseguiu o apoio dos senadores para lutar pela repatriação dos filhos.

Agência Senado

Veja a íntegra do discurso do senador Eduardo Suplicy

To top