Suplicy cobra proteção aos produtores de laranja

O senador criticou a existência de cartéis neste mercado, dominado pelas esmagadoras.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou, nesta quinta-feira (30/08), preocupação com os problemas enfrentados pelos produtores de laranja do estado de São Paulo. Segundo ele, o mercado do suco da fruta é dominado pelas esmagadoras, que atuam em cartel, reprimindo o preço pago aos citricultores.

De acordo com dados citados por Suplicy, a produção paulista responde por 98% das exportações brasileiras de suco de laranja concentrado e 11% das exportações do agronegócio brasileiro.

“A importância do segmento pode ser observada na seguinte evidência: três em cada cinco copos de suco laranja consumidos no mundo saem de pomares paulistas”, disse, ao afirmar que os produtores hoje enfrentam graves problemas, como o baixo preço pago pela caixa de laranja.

Suplicy alertou ainda para a existência de grandes estoques de suco de laranja e queda nas exportações do produto.

O senador citou medidas já adotadas em favor dos citricultores, como a rolagem de dívidas pelo Governo Federal e determinação de preço mínimo, além da decisão do governo de São Paulo de adquirir suco de laranja para distribuição na merenda escolar.

“O governo paulista se comprometeu a comprar R$ 6 milhões por mês em suco de laranja destinado à merenda escolar o que também pode ajudar a desenvolver o mercado doméstico de suco de laranja integral pronto para beber”, disse.

Suplicy, no entanto, disse que essas medidas ainda se mostram insuficientes diante dos problemas decorrentes de abuso de poder de mercado das esmagadoras e da cartelização verificada no setor.

“A solução está nas mãos do Cade, que, além da investigação do cartel, deve estar atento ao abuso do poder de mercado que a concentração e a cartelização propiciaram às indústrias. Precisamos acompanhar com atenção o andamento da investigação sobre a cartelização do setor – que vem arrastando-se desde 1999”, disse ele, que cobrou medidas para estabelecer o equilíbrio nas relações entre produtores e indústria.

O senador ainda mostrou intenção de discutir a atual situação do setor em audiência pública que deverá ser realizada ainda neste semestre.

Com informações da Agência Senado

To top