Suplicy comemora a eleição de feminista para a ABL

É o “reconhecimento de uma mulher, feminista de primeira hora”, elogiou o senador.

Suplicy comemora a eleição de feminista para a ABL

Para o senador paulista, a ascensão das
mulheres ao poder é fundamental para a
mudança do pensamento sobre as
desigualdades

A eleição da escritora feminista Rosiska Darcy de Oliveira para a Academia Brasileira de Letras é o “reconhecimento de uma mulher, feminista de primeira hora”, autora de obras que permitiram o avanço do pensamento brasileiro sobre a condição feminina, afirmou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento em plenário na última terça-feira (16). Ele destacou a importância do avanço de uma visão feminina da realidade como fator capaz de resgatar a sociedade da “regressão aos valores masculinos de violência e morte”.

Para o senador paulista, a ascensão das mulheres ao poder é fundamental para a mudança do pensamento sobre as desigualdades e de contestação do legado da “relação opressor-oprimido vivida nos últimos 10 mil anos”. Ele citou o papel das mulheres na chamada Primavera Árabe — movimentos pela democracia no Oriente Médio — e nas recentes mobilizações na Europa e nos EUA contra o modelo econômico em crise.

Rosiska Darcy de Oliveira foi eleita na última quinta-feira (11) para a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras, vaga com o falecimento do poeta Lêdo Ivo. Jornalista e professora universitária, ela preside o Centro de Liderança da Mulher e tem longa trajetória de militância e reflexão acadêmica sobre a questão feminista. Foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, criado em 1985 como primeira estrutura de governo para a formulação de políticas públicas para o setor e que hoje integra a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Com informações da Agência Brasil

To top