Suplicy defende projeto que dá mais transparência às licitações

Para o senador, denúncia sobre processo de compras viciadas, ocorrida no Rio de Janeiro, revela a necessidade de aprimorar o sistema, com o uso do pregão eletrônico.

Suplicy defende projeto que dá mais transparência às licitações

As denúncias de “cartas marcadas” nos processos de compras de um hospital público no Rio de Janeiro demonstram a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de licitação e contratos de obras e serviços firmados pela administração pública. A opinião é do senador Eduardo Suplicy, que defendeu a aprovação imediata do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 32/2007, atualmente em tramitação no Senado, que possibilita o uso de sistema eletrônico em todas as modalidades de licitação, incluindo o pregão eletrônico.

O PLC 32, originado do PL 7709/2007, proposto pelo Poder Executivo, já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado — nesta última, teve Suplicy como relator—e aguarda inclusão na ordem do dia. Apresentado pelo Executivo na época de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), matéria visava a dar mais agilidade aos processos licitatórios, ao mesmo tempo em que fortalecia a segurança dos mesmos.

Nesta terça-feira (20/03), na Tribuna do Senado, Suplicy lembrou que a indignação provocada pelas fraudes denunciadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, devem estimular a votação da matéria que, entre outras providências, fortalece a modalidade de pregão eletrônico como para as licitações públicas.

Os pregões eletrônicos funcionam como um leilão disputado por diversas empresas interessadas em fornecer determinado serviço ao governo. A diferença é que o vencedor é o que apresentar o menor preço. A vantagem do processo é que não há contato prévio entre os gestores responsáveis pela contratação do serviço com os candidatos a fornecedores, nem desses entre si, o que inibe as combinações reveladas pela reportagem do Fantástico. Os concorrentes devem se habilitar previamente, mediante inscrição no sítio eletrônico do órgão público contratante do serviço.

Cyntia Campos

Conheça o PLC 32/2007 

Leia mais:

Sindicância para apurar irregularidades em hospitais públicos

Pinheiro: Lei de Acesso à Informação é antídoto contra a corrupção


To top