A primeira reunião da Comissão da Verdade, prevista para as 16 horas desta quarta-feira (16/05), foi saudada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso ao Plenário do, na tarde desta terça-feira. Ele enfatizou que o trabalho de examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas no país entre 1946 e 1988 é essencial para “efetivar o direito à memória e à verdade histórica, para promover a reconciliação nacional”.
Citando o professor Paulo Sérgio Pinheiro, membro da Comissão, Suplicy destacou que esse trabalho não será feito “em nome da vingança ou do revanchismo, mas de um diálogo democrático, que busca elucidar a história recente de nosso País”.
Antes da primeira reunião, uma solenidade de instalação contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor, José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, os integrantes da comissão da Verdade começarão a discutir a lista dos casos que serão investigados.
Leia mais: