Suplicy destaca programas do Governo na área da saúde

O senador petista ressaltou Campanha da Fraternidade: “Chama atenção do Governo para que possa levar adiante o propósito de termos mais recursos para a saúde”.

As ações do Governo Federal na área da saúde pública foram objeto do pronunciamento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) na tarde desta segunda-feira (27/02). Ao lembrar a Campanha Fraternidade e Saúde Pública deste ano, da Igreja Católica, o parlamentar ressaltou os avanços no setor nos últimos anos.

Suplicy destacou o fato de o Brasil ter colocado em sua Constituição que a saúde é um dever do Estado e que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípio levar saúde de forma integral e universal para toda a população. “Essa campanha chama atenção do Governo da Presidenta Dilma Rousseff, em especial do ministro Alexandre Padilha, para que possa levar adiante o propósito de termos mais recursos para a saúde, para que o Sistema Único de Saúde no Brasil se torne, efetivamente, um direito universal de toda a população brasileira”, disse.

O senador elencou alguns dos programas e ações que o Ministério da Saúde vem conduzindo nos últimos anos, como Rede Cegonha, Saúde Não Tem Preço, Farmácia Popular, Melhor Em Casa, Saúde Mais Perto de Você, Brasil Sorridente, SOS Emergências, Saúde Toda Hora, Crack. É Possível Vencer e o Plano Câncer.

A Rede Cegonha, exemplificou Suplicy, conta com investimentos da ordem de R$ 9,4 bilhões para melhorar a capacitação e ampliar o atendimento da rede de assistência obstétrica, incluídos gestação, parto, pós-parto, planejamento reprodutivo e atendimento infantil até o segundo ano de vida. Até fevereiro de 2012, 17 estados e 1.542 municípios já aderiram à rede, com previsão de atendimento a 913,5 mil gestantes no País. Desde o lançamento, foram liberados R$213 milhões para expansão e qualificação da assistência materno-infantil e neonatal.

Leia a íntegra do discurso

To top