Suplicy elogia criação de Conselho de produtores e processadores de laranja

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou nesta quarta-feira (23/05), durante sabatina para recondução de três nomes para o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a iniciativa da entidade em organizar o Consecitrus, cuja finalidade será reunir na mesma mesa os produtores de laranja e as indústrias processadores de suco de laranja, para evitar os danos de uma eventual formação e prática de cartel. Há um ano Suplicy vem defendendo a criação do Consecitrus nos moldes do já existente Consecana, cujo funcionamento tem permitido estabelecer boas relações entre os produtores de cana-de-açucar, trabalhadores e indústrias processadoras.

Suplicy explicou ao site da Liderança do PT no Senado que as indústrias de suco de laranja têm uma tendência de concentrar a atividade, e o CADE será fundamental para acompanhar o setor.  “As indústrias fornecerão informações relativas aos custos, aos preços praticados e os mais diversos aspectos da produção de suco, para que essas informações cheguem ao conhecimento dos produtores de laranja. O objetivo é evitar que eles sejam submetidos aos efeitos da concentração do setor”, disse.

Os produtores de laranja, por sua vez, também estarão obrigados a dar informações sobre a produtividade e custo da produção e o CADE fará o acompanhamento com regularidade.

Na área de supermercados – Pão de Açúcar e Carrefour –, Suplicy observou que o futuro presidente do CADE, Vinícius Marques de Carvalho, explicou que o órgão chegou a considerar o exame da concentração do setor quando foi aventada a hipótese de fusão das duas empresas. Mas como o negócio não prosperou, o exame prévio não foi feito.

Suplicy afirmou que entre os 150 ramos de atividade econômica, o CADE também tem acompanhado o setor de frigorífico. “Há uma preocupação nessa área, pela forma que o grupo JBS tem adquirido – e fechado – inúmeros frigoríficos em diversas regiões do País, atuação que tem sido criticada por criadores. Se houver uma concentração muito forte isto poderá ser objeto de exame do CADE”, adiantou.

Marcello Antunes

Leia também:

Suplicy questiona representatividade de entidades dos citricultores

To top