Suplicy elogia novo ministro indicado ao Supremo

Luís Roberto Barroso foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar 11ª vaga no STF.

Suplicy elogia novo ministro indicado ao Supremo

Barroso defendeu o italiano Cesare Battisti, as uniões estáveis homoafetivas, as pesquisas com células-tronco embrionárias, a interrupção da gestação de fetos anencéfalos e a proibição do nepotismo.

“Considero-o uma pessoa de extraordinária
formação, sempre muito respeitado”

O senador Eduardo Suplicy (PT – SP) manifestou em Plenário sua satisfação pela indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o posto de ministro Supremo Tribunal Federal. “Tive a oportunidade de interagir, de conhecer o Dr. Luís Roberto Barroso. Considero-o uma pessoa de extraordinária formação, sempre muito respeitado, inclusive por sua atuação no plenário do Supremo Tribunal Federal, em tantas oportunidades”, afirmou Suplicy. 

Barroso foi oficialmente indicado pela presidenta Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira (23) para ocupar a vaga do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que aposentou-se em novembro de 2012, ao completar 70 anos. O advogado é professor de direito constitucional e procurador do estado do Rio de Janeiro. “O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, diz nota divulgada pela Presidência.

A indicação de Barroso passará ainda pelo crivo do Senado, onde ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça e terá seu nome, posteriormente, submetido ao Plenário. O advogado é o quarto indicado por Dilma para o STF – os três primeiros foram os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.

Barroso ganhou projeção nacional devido à atuação no Supremo em vários processos de repercussão. Ele defendeu o ex-ativista político italiano Cesare Battisti, as uniões estáveis homoafetivas, as pesquisas com células-tronco embrionárias, a interrupção da gestação de fetos anencéfalos e a proibição do nepotismo. Em todos esses casos, as teses de Barroso saíram vitoriosas.  

Recentemente, na condição de procurador do estado do Rio de Janeiro, conseguiu que o STF suspendesse os efeitos da Lei dos Royalties, que estabeleceria novo regime de partilha dos valores obtidos pela exploração de petróleo e gás natural.

Com informações da Agência Brasil

To top