Suplicy pede informações sobre torcedores presos na Bolívia

Senador encaminhou solicitação ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

Suplicy pede informações sobre torcedores presos na Bolívia

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comunicou ao plenário, nesta quinta-feira (21), ter enviado um pedido de informações ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, acerca dos doze corintianos presos há quase um mês na Bolívia, acusados da morte do jovem boliviano Kevin Espada, atingido no rosto por um sinalizador na partida entre San José e Corinthians, pela Copa Libertadores.

O senador encaminhou ao ministro, carta que recebeu de Paula Cristina da Silva, prima de um dos presos, Danilo Oliveira, falando da situação do rapaz. Segundo relato da carta é possível ver nas fotos e nos vídeos feitos durante o jogo que Danilo tocava um instrumento de percussão no momento em que o sinalizador foi lançado. Sendo assim, o rapaz não teria envolvimento com o crime.

Suplicy relatou ainda que, na correspondência que enviou ao ministro, Paula diz que o primo tem curso superior, trabalhava e não era delinquente. Mas, depois de quase 30 dias preso, já perdeu cerca de doze quilos, o emprego e está debilitado física e emocionalmente. Por isso, a família, de Vila Arriete, em São Paulo, pediu ao senador que intercedesse para reforçar a ajuda da presidente Dilma Rousseff e dos advogados que cuidam do caso na Bolívia.

“Diante do teor da carta e da dificuldade sofrida por todos os detidos na Bolívia, peço esclarecimentos que subsidiem uma resposta a Paula”, pediu o senador ao ministro.

Suplicy também manifestou condolências à família de Kevin Espada e a todos os bolivianos e a preocupação com o comportamento das torcidas brasileiras, às vésperas da Copa do Mundo no país.

Renda básica e cidadania
O senador ainda registrou seu encontro com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para discutir emenda orçamentária que apresentou destinando recursos ao programa Renda Básica de Cidadania, implementado no município de Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo.

De acordo com Suplicy, a ministra prometeu conversar com os ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento Social para decidir qual a melhor forma de aplicar os recursos na cidade.

Com informações da Agência Senado

To top