Suplicy quer ciclo de debates sobre economia no Senado

Suplicy quer ciclo de debates sobre economia no Senado

 

Para Suplicy, o Senado deve contribuir
para a reflexão e a divulgação de
temas econômicos

A queda dos gastos com o pagamento de juros da dívida pública, registrada em 2012, demonstra o acerto da política econômica do Governo Federal, que tem trabalhado para reduzir a taxa básica de juros. A análise foi feita pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em discurso ao plenário, nesta terça-feira (05). Citando o editorial do jornal Valor — que qualificou a queda dos gastos com os juros da dívida como “fato notável” — Suplicy destacou que a economia com o serviço da dívida, de R$ 22,8 bilhões, foi maior que os gastos com o Bolsa Família, em 2012.

Apesar de sua relevância, o fato destacado por Suplicy foi pouco comentado pela imprensa, o que reforça, segundo o senador, a importância de o Senado contribuir para a reflexão e a divulgação de temas econômicos, razão pela qual ele anunciou sua intenção de propor um ciclo de debates, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que será presidida pelos próximos dois anos pelo seu colega de partido Lindbergh Farias (RJ).

Suplicy ressaltou a necessidade de realizar discussões de forma suprapartidária. “Assim, examinaremos a possibilidade de construirmos uma sociedade civilizada e justa, onde os princípios de justiça possam ser contemplados ao mesmo tempo em que combinamos ações para alcançarmos maior crescimento econômico possível”, acredita o senador.

Ele lembrou que as políticas voltadas para a distribuição da riqueza e a erradicação da pobreza devem caminhar lado a lado com medidas de “estímulo a formas solidárias de produção, formas cooperativas, com a implementação do microcrédito”. Para Eduardo Suplicy, ao ouvir e divulgar o pensamento de economistas das diversas vertentes, o Senado estará dando uma contribuição essencial ao País.

To top