Suplicy questiona representatividade de entidades dos citricultores

Para o senador, atual crise na citricultura paulista é conseqüência da forte concentração do setor produtor de suco.

O Senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou, em discurso ao Plenário, nesta quarta-feira (09/05), a necessidade de criação de um conselho representante do conjunto dos segmentos da citricultura e que, ao mesmo tempo, tenha a capacidade de arbitrar os conflitos de interesses entre os diversos atores do setor.

O Consecitrus, no entender do senador, deverá definir as formas de comercialização da laranja e seus derivados, os preços de aquisição dos frutos, entre outras funções, com atuação semelhante ao Consecana, conselho do setor da cana de açúcar. Diante da atual crise na citricultura paulista — que Suplicy vê como é conseqüência da forte concentração do setor produtor de suco — essa entidade teria um papel essencial a cumprir, afirmou.

Suplicy relatou que compromissos para a constituição do Consecitrus, iniciados há dois anos, foram recentemente atropelados pela empresa CitrusBR e pela Sociedade Rural Brasileira que firmaram, no mês passado, o estatuto de formação da entidade, excluindo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e a Associtrus, que vinham trabalhando pela constituição do conselho.

“Considero importante que o bom senso volte à mesa de negociação e o estatuto do Consecitrus possa ser reformulado no sentido de incluir a FAESP e a Associtrus, pois elas são as verdadeiras representantes das demandas dos pequenos e médios produtores de laranja do Estado de São Paulo. Só faz sentido a implementação de uma entidade como o Consecitrus se ela tiver representatividade”.

Veja a íntegra do discurso do senador Suplicy

To top