Suplicy relata o drama dos moradores de Pinheirinho

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, resolvi voltar outra vez a São José dos Campos, nesse último domingo, para ali examinar em que condição estão os abrigados que foram forçados a sair daquele local denominado Pinheirinho. E pude acompanhar, inclusive, o trabalho de diversas pessoas voluntárias. São dezenas de voluntários que, preocupados com a situação daqueles moradores, resolveram, de forma apartidária e independente, realizar trabalhos de solidariedade e, sobretudo, escutar aquela população. E é tão importante que o Governador Geraldo Alckmin, o Prefeito Eduardo Cury, a Presidenta Dilma Rousseff, todos os três níveis de governo, sabem o que está se passando em decorrência daquela decisão, que avalio ter sido precipitada, de realizar a reintegração e a demolição daquelas residências do Pinheirinho da forma como foi feita, ainda que tivéssemos solicitado, junto com Ivan Valente, Adriano Diogo e Carlos Giannazi, ao juiz Beethoven Ferreira que desse pelo menos um prazo de quinze dias de tempo. 

Eu aqui recebo um relato da Srª Andréa Luswarghi com informações muito relevantes a respeito do que ali está se passando nesses dias, desde 22 de janeiro, quando foi realizada a reintegração, com tamanha arbitrariedade e violência.

Leitura da carta de Andréa Luswarghi

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT – SP) – E aqui, Srª Presidente, solicito, então, que seja transcrito na íntegra tal relato e com as informações adicionais.

Também quero solicitar a transcrição do artigo de Janio de Freitas, no “No chão de outrora” hoje e “Adeus, Pinheirinho”, a brilhante reportagem de Laura Capriglione e Marlene Bergamo, enviadas especiais da Folha a São José dos Campos, publicado ontem (o Senador Eduardo Suplicy solicitou que o dia da publicação da matéria fosse alterado para domingo) e que mostra muito dos abusos que, infelizmente, ali têm sido cometidos, Srª Presidenta.

Solicito que haja atenção maior do Prefeito Eduardo Cury, do Governador Geraldo Alckmin e do próprio Governo Dilma Rousseff, solicitando, ao mesmo tempo, a garantia da integridade de pessoas como Andrea Luswarghi por estar relatando esses episódios.

Muito obrigado, Srª Presidenta.

To top