Suplicy: simpatia internacional a programas de renda mínima

O senador ressaltou êxito do Bolsa Família, que retirou milhares de brasileiros da pobreza extrema.

 Ao retornar do XIV Congresso Internacional da Basic Income Earth Network (BIEN, em tradução livre Rede Mundial de Renda Básica), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), nesta segunda-feira (17/09), subiu ao plenário para fazer um balanço do encontro ocorrido na semana passada. Suplicy destacou a enorme receptividade da comunidade internacional à criação de programas de renda mínima, como forma de distribuir riqueza.

Suplicy que é autor da Lei da Renda Básica da Cidadania – uma espécie de “bolsa” que o governo poderá dar à toda população, independente da região, nível social ou disposição para o trabalho –, recordou de um dos primeiros congressos da BIEN que participou, em 2006, quando o ouviu o Bispo Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz, conclamar aos presentes a instituição “uma renda básica incondicional para todos em cada país e que tivesse o valor de, pelo menos, US$2 por dia”. Dada a ousadia do projeto, neste ano, o próprio Bispo sugeriu que este tipo de ação precisaria iniciada “localmente”, para depois se expandir.

Nesse sentido, Suplicy ressaltou algumas experiências brasileiras que começaram nos municipais e que foram ganhando corpo até atingirem todo o território nacional. Um dos principais exemplos é o Bolsa Família, idealizado no Distrito Federal, e que, associado a educação, conseguiu retirar muitas crianças do trabalho infantil e colocar dentro da sala de aula.

À época, lembrou o petista, o professor Philippe Van Parys frisou a importância desse tipo de programa para o então presidente Fernando Henrique Cardozo. “O objetivo é um dia chegar à renda básica incondicional para todos os habitantes, mas iniciar um programa de renda mínima para as famílias carentes, para que efetivamente levem as suas crianças à escola, ao invés de instarem-nas a trabalhar precocemente desde os 7, 8, 9, 10 anos de idade, é algo importante. Significa um investimento em capital humano”, rememorou Suplicy.

A partir de então o sucesso do projeto foi se espalhando e embasado outros programas até chegar, no governo Lula, ao audacioso e copiado Bolsa Família, responsável por retirar milhares de brasileiros da pobreza extrema.

Leia a íntegra do pronunciamento do senador Eduardo Suplicy.

 

To top