Suplicy tenta resolver problemas dos assentamentos

O senador procura solução para desapropriação de assentamento de famílias trabalhadoras em Americana.

A disputa judicial por um terreno próximo ao município de Americana, em São Paulo, tem despertado a preocupação do senador Eduardo Suplicy (PT/SP), uma vez que a área serve de assentamento rural. Chamado Milton Santos, o assentamento abriga 68 famílias, que se dedicam à produção de hortifrutigranjeiros.  De acordo com o senador, o terreno é importante para as famílias e para o fornecimento de alimentos para a região.

Segundo o parlamentar, a área foi confiscada em 1976, por conta de dívidas que a empresa dona do terreno tinha com a União, porém uma cláusula previa que, se o valor dos bens confiscados fosse maior que a dívida, os bens deveriam ser devolvidos, mas o impasse segue até hoje. “A área está sob disputa judicial de um grupo empresarial que perdeu a posse do terreno por dívidas com a União. Oficialmente o terreno pertence ao INSS, que passou legalmente, a posse ao INCRA para que pudesse assentar as famílias que hoje ocupam o local” explicou Suplicy.

O petista afirmou que é necessário tomar providências, uma vez que a questão vai além da posse da terra, mas prejuízos às famílias que de lá retiram sustento. “Trata-se de um assentamento pequeno, em função da pouca quantidade de terra, sendo pouco mais de um hectare por família que é completamente destinado à produção hortifrutigranjeira e mostra a quantidade de alimentos que podemos produzir naquela área” declarou.

O senador, disse que vai levar o problema até os ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Gleisi Hoffman, da Casa Civil, para tentar encontrar uma solução menos danosa para as famílias envolvidas.

Ouça a entrevista com Eduardo Suplicy

PT Nacional 

To top