Suplicy troca o carro pela bicicleta

Suplicy troca o carro pela bicicleta

Para marcar a passagem da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) percorreu de bicicleta os cerca de 7 km entre seu apartamento na Asa Sul de Brasília e o Senado Federal. Aos 70 anos, Suplicy mostrou preparo físico e chegou ao trabalho depois de 30 minutos de pedalada.

“Recomendo a todos que tenham condições, que troquem o carro pela bicicleta. É uma maneira de diminuir a poluição e manter a forma”, afirmou o senador em sua chegada ao Senado.

Ele lamentou a falta de ciclovias e de melhores acessos para os ciclistas, bem como o desinteresse das autoridades de dar prioridade ao deslocamento de bicicleta nas cidades. No trajeto improvisado que percorreu, porém, Suplicy destacou que não houve qualquer problema de relacionamento com os motoristas de carros, motocicletas e caminhões com que cruzou. Ainda assim, o senador pediu que sejam promovidas campanhas de conscientização para aumentar o respeito às bicicletas no trânsito.

Outra recompensa por ter trocado o carro pela bicicleta, segundo o senador, foi poder ver a cidade por outra perspectiva, que escapa quando se está dentro de um carro. “O percurso é muito bonito, passa pelos belos prédios das embaixadas de Brasília e ainda se tem uma vista completa do Lago Paranoá e duas de suas pontes” observou. Durante boa parte do trajeto, fotógrafos e cinegrafistas de diversos órgãos da imprensa registraram a iniciativa do senador.

Oração
Vestido de calça social e gravata (ele apenas trocou o sapato por um tênis), Suplicy saiu de casa antes das 9h, passou na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima para fazer uma oração, e chegou ao Senado às 9h30, pronto para ir para a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador também não queria perder o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dois servidores do Senado que trocaram o carro pela bicicleta em suas rotinas (Paula Cinquetti e João Carlos Teixeira, da Comunicação Social) acompanharam Suplicy no trajeto. Ele usou bicicleta e capacete emprestados por Teixeira, que é seu vizinho e fez o convite para irem juntos ao trabalho esta semana.

Suplicy adiantou para esta quarta-feira sua contribuição ao Dia Mundial sem Carro, que acontece na quinta-feira, por ter viagem marcada esta noite para Aruba, onde apresentará a experiência brasileira de Renda Básica de Cidadania ao Parlamento Latino-Americano.

João Carlos Teixeira

{youtube}sk-CK_A9PWs{/youtube}

Leia mais

Suplicy comemora Dia Mundial sem Carro

To top