Suplicy volta a pedir liberação de blogueira cubana

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quer que a Comissão de Relações Exteriores (CRE) peça, oficialmente, ao governo cubano, a liberação da blogueira e escritora Yoani Sánchez para participar do lançamento do documentário  “Conexão Cuba Honduras”, de Dado Galvão, no Brasil. O documentário trata da liberdade de expressão e direitos humanos nesses países.

Depois de reiterados apelos ao governo de Cuba para que a blogueira seja autorizada a viajar ao Brasil, o senador Suplicy enviou, na última quinta-feira (15/12),  um ofício ao presidente da CRE, Fernando Collor (PTB-AL), para que o convite seja feito oficialmente pela Comissão ao presidente Raúl Castro.

Yoani Sánchez mora em Havana, Cuba, onde mantém o blog Generación Y, um veículo de denúncia das constantes violações de direitos humanos na ilha.  Por defender  os direitos humanos em Cuba e denunciar internacionalmente o governo daquele país, Yoani  já foi presa e torturada diversas vezes. Apesar dos diversos convites que recebe para participar de eventos em diversos países, Yoani nunca pôde deixar o país.

O lançamento do documentário acontecerá em fevereiro, em Jequié, na Bahia.

Leia mais sobre o documentário
Conheça o Blog de Yoani Sánchez Generación Y


To top