SUS avalia satisfação dos brasileiros sobre os serviços públicos de saúde

Mais de 600 mil Cartas SUS são entregues no País

Mais de 640 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a receber a segunda remessa das Cartas SUS – uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para avaliar a satisfação dos brasileiros sobre os serviços públicos de saúde e unidades conveniadas. As correspondências estão sendo distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal, permitindo aos pacientes conferir o valor do procedimento realizado e, ainda, fazer críticas ou elogios ao atendimento recebido.

Em caso de incapacidade do usuário, a Carta SUS pode ser respondida por um familiar ou pessoa próxima do paciente. As correspondências também são uma forma de controle social, uma vez que, por meio delas, os usuários podem informar ao Ministério da Saúde possíveis inadequações no atendimento ou cobranças (proibidas) pelos serviços prestados.

Na primeira remessa, as cartas reforçaram a campanha de combate à dengue. Neste segundo lote, que tem o foco na prevenção à Aids, serão entregues um total de 641.517 Cartas SUS. O estado de São Paulo conta com o maior quantitativo de correspondências (25,4%), seguido de Minas Gerais (9,44%), Paraná (7,28%), Bahia (6,32%) e Rio de Janeiro (6,24%).

Além de poder responder a Carta SUS pelos Correios, o usuário pode fazer a avaliação, sem custos, por meio do Disque-Saúde (136). A ligação pode ser feita de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do País. A avaliação está também disponível no Portal Saúde 

Em Questão

To top